PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Covid-19: Prefeitura de Lagarto diz que não aplicou vacinas vencidas

dda385060db952fad305678359956f28

Um levantamento divulgado na tarde da última sexta-feira, 02, pelo jornal Folha de São Paulo mostrou que os municípios de Aracaju, Capela, Estância, Itabaiana, Lagarto e Nossa Senhora do Socorro e Nossa Senhora da Glória receberam um lote vencido da vacina AstraZeneca. Segundo as informações, o lote do Instituto Serum foi identificado como “4120Z005” e tinha vencido no dia 14 de abril.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde, publicou uma nota para informar que, diferentemente do divulgado, a pasta não aplicou nenhuma vacina vencida. Segundo a gestão, o Município não recebeu e nem utilizou imunizantes vencidos durante a execução do Plano Municipal de Imunização Contra a Covid-19.

“A aplicação das doses referente ao lote 4120Z005 foi realizado dentro do período determinado pelo fabricante, porém foram identificadas inconsistências no lançamento da informação no sistema do Ministério da Saúde”, disse a SMS.

E completou: “A Secretaria informa ainda que os lotes de vacina são todos registrados em planilhas durante o momento da aplicação e que a validade é monitorada para o uso na data adequada. A Equipe de Saúde procura seguir integralmente todas as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde referente ao Plano Estadual e Nacional de Imunização”.

O argumento da gestão municipal foi corroborado pela Secretaria de Estado da Saúde. “À principio, a Secretaria de Saúde analisa como um erro de registro, uma vez que a informação trazida na reportagem da Folha de São Paulo se refere a aplicação, em alguns municípios, de apenas uma dose vencida e não há frascos do imunizante contendo apenas uma dose. Cada frasco traz de 5 a 10 doses. Assim, à principio, o envio de uma informação para o sistema do Ministério da Saúde referente a uma dose com a data “vencida” pode ser um erro de registro”, argumentou.

A Secretaria de Estado da Saúde informou ainda que o estado recebeu o lote 4120Z005 no dia 24 de janeiro (dentro do prazo de validade) e, imediatamente, enviou as doses para aplicação nos municípios. A observação foi confirmada pelo Ministério da Saúde.

Publicidade
Publicidade