PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Prefeitura de Riachão esclarece detalhes do primeiro óbito por Covid-19

Sem título

A Prefeitura Municipal de Riachão do Dantas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se manifestou, na noite da última terça-feira, 5, para esclarecer tanto o primeiro óbito do município por Covid-19 quanto o primeiro caso confirmado da doença. 

Segundo as informações da SMS, a senhora de 72 anos que entrou para o boletim epidemiológico como o primeiro óbito pela Covid-19 no município, deu entrada no hospital de Riachão, no dia 30 de abril, com um quadro suspeito de Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Através de vídeo, a gestão esclareceu detalhes de seu boletim epidemiológico divulgado na última terça-feira, 5.

A paciente, que já havia sofrido um AVC anteriormente, foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), onde ficou durante esses últimos dias na UTI. 

Lá, foi confirmado que seu caso de tratava de um AVC hemorrágico que acabou se gravando e resultando em uma morte encefálica. Nestes casos, é comum que se façam testes para saber se a paciente está apta ou não para a doação de seus órgãos, caso seja a vontade dos familiares. 

Entretanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, além desses teste de rotina, também foram feitos testes para saber se ela estava infectada pela Covid-19. Segundo a SMS, o resultado foi positivo para a doença e, por isso, ela entrou para as estatísticas do município, sendo considerado o primeiro óbito por Covid-19 de Riachão. 

Ainda de acordo com SMS, o mais provável é que ela tenha contraído a doença no ambiente hospitalar. Segundo o Município, seu sepultamento foi realizado de acordo com os protocolos estabelecidos, o coveiro estava utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), bem como seus familiares que acompanharam o sepultamento  e estão em isolamento domiciliar, mesmo que não tenham tido contato direto com a paciente por medida de proteção. 

Sobre o caso suspeito, trata-se de um paciente internado no Hospital Universitário de Lagarto (HUL) e, apesar de ter sido notificado pelo município de Lagarto, a SMS afirma que ele entrará na estatística de Riachão por ser morador do município. O paciente foi testado na última segunda-feira, 4, e ainda aguarda o resultado. 

Confira na íntegra o esclarecimento da Prefeitura de Riachão do Dantas:

Publicidade
Publicidade