PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Prefeitura e IFS discutem plantio de Café-arábica em Lagarto

p1epm2ianl58vmpg17dju0h10dj9

Depois de três décadas, Lagarto poderá receber novamente o plantio de Café-arábica, considerada uma das primeiras espécies de café a ser produzida. A possibilidade foi discutida em uma reunião ocorrida na última terça-feira, 15, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS).

Na oportunidade, foram apresentadas algumas propostas e direções para o plantio de Café-arábica em solo lagartense. Diante disso, o secretário Municipal de Agricultura, Túlio Simões, lembrou que a semente já foi cultivada no município, mais precisamente no povoado Oiteiros, além de ser o berço do Café Maratá.

“Além da criação de lavouras a Secretaria também planeja criar um ‘Museu do Café’, para contar a história das indústrias Maratá, uma marca que está há mais de 60 anos no mercado brasileiro e mundial” destacou o Semagri.

Ele ainda ressaltou que o Município já dispõe de várias mudas de café e que será feita uma parceria com a Fazenda da Esperança São Miguel, a fim de que os seus acolhidos possam realizar o plantio, processar e comercializar o produto em sua lojinha. Vale lembrar que a fazenda instalada em Lagarto já cultiva itens como a babosa, a laranja e outros cereais.

“Na próxima sexta, estaremos procedendo com a doação das primeiras mudas para a Fazenda e um projeto para o cultivo e comercialização do café gourmet que poderá ser adquirido na lojinha que a fazenda possui no Largo da Matriz. A nossa secretaria investe neste projeto social, porque acredita na agricultura como uma atividade para geração de emprego e renda e, consequentemente, a ressocialização dos usuários”, concluiu o secretário.

Túlio Simões ainda acrescentou que já em 2021, após alguns ajustes, as mudas chegarão ao município em larga escala. Já a Prefeitura de Lagarto informou que quando isso acontecer, “Haverá convocação dos produtores interessados e com isso a promoção do resgate da cultura do café em nosso município”.

Publicidade
Publicidade