PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Prefeitura monitora situação do Coronavírus em Aracaju

waneska-barboza

Logo após notificação feita por um hospital particular da capital, na manhã da última quinta-feira, 27, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju, acompanhou a internação de uma paciente de 37 anos, que há cerca de oito dias retornou da Itália e há dois vem apresentando sintomas que configuram como primeiro caso suspeito de Coronavírus em Sergipe.

Após a identificação dos sintomas e vinculação epidemiológica, essa paciente permaneceu em isolamento na unidade hospitalar para a coleta de exames.

Secretária Waneska Barboza (foto: Ascom SMS).

“A partir de agora, a gente passa a fazer a investigação dessa paciente, com a colheita do swab [cotonete estéril utilizado para coleta de exames] oral e do swab nasal, encaminhado ao Lacen [Laboratório Central] para que seja feita toda a varredura viral que é feita nos Lacens estaduais, e caso se identifique qual o vírus, descartamos a possibilidade do coronavírus. Caso não se identifique esse vírus, essa amostra vai para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para que seja feito o exame mais específico”, explica a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

Ainda de acordo com a secretária, além da paciente, os familiares e pessoas que tiveram contato com ela foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar, e a SMS fará o monitoramento dessas pessoas por 14 dias. “Já orientamos a família que fique no isolamento domiciliar, caso algum deles apresente sintomatologia, também será enquadrado como caso suspeito. Também já estamos fazendo toda a investigação e busca das pessoas que estiveram no voo que ela esteve presente”, ressaltou Waneska.

No início da tarde de ontem, após avaliação clínica, a paciente foi liberada e deverá permanecer em isolamento domiciliar pelos próximos dias, sendo monitorada e orientada pela Secretaria Municipal da Saúde enquanto aguarda o resultado dos exames.

A secretária Waneska Barboza reforça que todos os procedimentos estão sendo feitos com cautela e que, por se tratar de um vírus novo, causa certo pânico, mas o essencial é que a população redobre ainda mais os cuidados para evitar a transmissão não apenas do coronavírus, mas de outros vírus, a exemplo do Influenza, também comum nesse período.

Outro cuidado importante é notificar os órgãos públicos sobre a chegada de pessoas que estiveram em locais de transmissão do vírus.  Aqui em Aracaju, por meio da notificação, a Vigilância Epidemiológica da SMS poderá monitorar e orientar essas pessoas sobre como proceder. É possível entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde através dos telefones 3711-5062/5048 ou ainda através do 9 8107-5020.

Ações preventivas

Na última quarta-feira, 26, o primeiro caso no Brasil foi confirmado, o de um homem de 61 anos, em São Paulo. Ele deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein na terça-feira, 25, com histórico de viagem para Itália, região da Lombardia.

Como medidas de prevenção, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas utilizem lenços descartáveis para higienizar o nariz, protejam a boca e nariz ao tossir ou espirrar, lavem bem e com frequência as mãos, evitem contato com animais selvagens ou doentes, não compartilhem objetos de uso pessoal e procurem atendimento médico se surgir algum sintoma.

Publicidade
Publicidade