PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Prefeitura realiza 1º Seminário Municipal de Visibilidade Trans de Lagarto

ALEX0006-e1685625632698-600x400

Um marco importante, que proporcionou a oportunidade de reconhecer e promover a visibilidade de identidades e orientações que existem e que precisam ser acolhidas. Assim pode ser definido o “1º Seminário Municipal de Visibilidade Trans de Lagarto”, realizado pela Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho, na última terça-feira, 30, no auditório do CREAS José Abel dos Santos.

De acordo com a comissão organizadora, esse seminário foi muito mais do que apenas um momento de aprendizado e de construção. É um ato de resistência contra o preconceito e uma declaração poderosa de que todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual, identidade de gênero, ou características individuais, merecem ser respeitadas, amadas e aceitas em sua plenitude.

Ao longo dos anos, a comunidade LGBTQIAPN+ tem enfrentado diversos desafios. Muitos experimentaram a rejeição, a invisibilidade e a violência simplesmente por ser quem são. É fundamental reconhecer que a comunidade é diversa. Cada indivíduo traz consigo uma experiência única e valiosa. Temos o dever de ouvir, acompanhar e apoiar uns aos outros, independentemente de nossas diferenças.

 

Neste evento, também serviu para lembrar da importância dos aliados. Àqueles que não se identificam como LGBTQIAPN+, mas que estão aqui para apoiar e lutar. É nesse intuito que esse momento foi idealizado, para pensarmos juntos as políticas públicas para pessoas LGBTQAIPN+ a partir de nós, servidores e servidoras municipais.

Que este Seminário seja considerado uma plataforma para a ação e para inspirar uns aos outros, compartilhando conhecimentos e experiências, para que cada participante tenha saído com compromisso renovado em combater o preconceito e a desigualdade em todas as suas formas. À medida que avançamos, vamos continuar educando e sensibilizando, promovendo espaços inclusivos e encorajando mudanças em nossa sociedade. Vamos trabalhar para acabar com os estigmas e preconceitos, e garantir que cada pessoa LGBTQIAPN+ tenha a oportunidade de viver autenticamente, sem medo de ser quem são.

A programação contou com homenagens a personalidades trans do município que contribuem com a sua existência, luta e resistência, para o debate sobre a diversidade, respectivamente:

“A Rainha do folclore” e 1ª Mulher Trans de Lagarto, Everalda; A Decana de movimentos LGBTQIAPN+ do município com o fomento e criação da 1ª ONG LGBT do interior de Sergipe Bizan Velô de Souza Fontes; A representante da Associação de Transgêneros de Lagarto – ASTRAL e representando todas e todos os Servidores Públicos do município Carla Jeane Rabelo Martins e a representante das mulheres trans influencers de Lagarto, Anne Patrícia de Santana (“Gurita”) –

E os participantes também tiveram a oportunidade de assistir as palestras:

“Bê – A- BA da Sexualidade” – conferencista: Francisco Ramos (Sexólogo e Psicólogo do CREAS – Diversidade de gênero e sexualidade).

“Acesso a inclusão da população LGBTQIAPN+ nas políticas públicas”. Conferencista: Marcelo Lima de Menezes. (Especialista em Gênero e Sexualidade na Educação e Assessor Técnico LGBTQIAPN+/Diretoria de Direitos Humanos/Secretaria Municipal da Família e Assistência Social – SEMFAS – Prefeitura de Aracaju – Acesso a inclusão da população LGBTQIAPN+ nas políticas públicas).

“O Trabalho em Rede para o combate a transfobia” – Conferencista: Silvania Santos de Souza. (Coordenadora Estadual de Políticas Públicas para a População LGBTQIAPN+ – O Trabalho em Rede para o combate a transfobia).

Fonte: Prefeitura de Lagarto

Publicidade
Publicidade