PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Presidente da Assembleia Legislativa de SE sofre derrota no STF

Luciano Bispo está à frente da Alese desde 2015

Na última quarta-feira, 17, o deputado estadual Luciano Bispo (MDB) obteve uma derrota no Supremo Tribunal Federal (STF). É que o ministro Ricardo Lewandowski,  deferiu liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6710 para permitir apenas uma recondução sucessiva aos mesmos cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe. A decisão, no entanto, deverá ser submetida a referendo do Plenário do STF.

Ministro Ricardo Lewandowski

Para a sua decisão,  o ministro aplicou o atual entendimento da Suprema Corte que veda reeleições sucessivas ao comando das Casas legislativas e fixa interpretação conforme a Constituição Federal ao artigo 51, parágrafo 5º, da Constituição do Estado de Sergipe. Liminares semelhantes já impediram a prática nos Legislativos do Pará, do Maranhão, de Mato Grosso e de Roraima.

Além disso, o procurador-geral da República, Augusto Aras, apresentou uma série de ações ao Supremo questionando reeleições sucessivas, com o argumento de violação dos princípios republicano e do pluralismo político e, ainda, do artigo 57, parágrafo 4º, da Constituição Federal, que impede a recondução de membros da Mesa Diretora das casas legislativas do Congresso Nacional na mesma legislatura.

Segundo Aras, uma vez consolidado o entendimento sobre a vedação prevista na Constituição, a norma é aplicável não apenas à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, mas também aos legislativos estaduais, distrital e municipais, por força do princípio da simetria.

Luciano Bispo preside a Alese desde 2015

Luciano Bispo, que está no comando da Alese pela quarta vez consecutiva, já que presidiu a Casa nos dois biênios da 18º e 19º legislatura, até o fechamento desta reportagem, não havia se pronunciado sobre o assunto. No entanto, informações já dão conta de movimentações em torno da eleição do sucessor do deputado itabaianense.

Publicidade
Publicidade