PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Primeiro posto de abastecimento de GNV é inaugurado em Lagarto

slide_a87fec4fb7e4d3d87b93b8f417a24b88

Na última segunda-feira, 6, foi inaugurado em Lagarto o primeiro posto de abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV), no Posto J. Macário, vinculado à PetroBahia. A unidade, segundo o Governo do Estado, não está ligada à rede de gasodutos e, por isso, o seu reabastecimento é feito por meio de caminhões que transportam o Gás Natural Comprimido (GNC).

“O projeto do posto em Lagarto utiliza, inicialmente, o gás comprimido (GNC). A previsão é um volume de 100 mil metros cúbicos de gás por mês com perspectiva de, em 2024, iniciar a operação por meio do Gás Natural Liquefeito (GNL)”, destacou o Governo de Sergipe que celebrou a inauguração, que foi uma das primeiras a serem realizadas no processo de interiorização do GNV em Sergipe.

Já o proprietário do posto, João Macário, lembrou que o projeto de abastecer a cidade com GNV já estava em seus planos há alguns anos e agora se tornou possível. “Estamos muito felizes e com boas perspectivas com o GNV, pois fizemos um grande investimento”, apontou.

Operação

Posto de GNV foi bastante comemorado por taxistas intermunicipais

Este é um projeto piloto da empresa Petrobahia, supridora do gás utilizado no Posto J. Macário, e desde o período de testes, o abastecimento em GNV já apresentava grande procura por parte da população, uma vez que o município conta com cerca de 400 carros convertidos para gás. “A chegada desse posto para a gente, que precisa do gás, foi muito boa. Termos o gás na nossa cidade facilita no nosso trabalho”, comemorou o taxista intermunicipal Fábio Anjos.

De acordo com o gerente de operações Gás & energia da Petrobahia, Elias Ribeiro, o sistema utilizado no posto será de Unidade de Pressão Hidráulica (HPU). “Nós temos um sistema de uma HPU, que é um sistema hidráulico de transporte de gás GNC, que funciona à medida que vai saindo o gás transportado em carretas com cilindros especiais. Esse sistema permite a retirada de até 90% do volume transportado. Isso é um diferencial para quem trabalha com o GNC, levando gás para onde não se tem linha de gasodutos”, detalhou.

Presenças

Além do secretário Valmor Barbosa e do diretor da ANP, Cláudio Jorge, participaram da inauguração o secretário executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Ronaldo Guimarães, e o diretor de novos negócios, Gibran Boaventura, o auditor da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) Rodrigo Lima, o vice-presidente da Pense, Wladimir Shapowal Junior, o presidente do sindicato de postos de combustíveis, José Nascimento, e os diretores da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), Alexandre Macedo, Howard Alves, Danielle Fantin, e Douglas Costa. O vereador Matheus Corrêa também se fez presente.

Fotos: ASN

Publicidade
Publicidade