PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Professor da rede estadual de SE é semifinalista no Prêmio Professor Transformador

8abfc539c8167ebc4f180a9a6c63e170

O professor Danilo Oliveira Santos, que leciona a disciplina Química no Centro de Excelência Abdias Bezerra, unidade que oferta o Ensino Médio em Tempo Integral no município de Ribeirópolis, localizado no território Agreste Central sergipano, é semifinalista do Prêmio Professor Transformador, com o projeto “Aproveitamento de cascas de amendoim para produzir bioplástico”.

O Prêmio tem como objetivo principal identificar, valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras de professores que, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), expressem inovação educacional a partir dos seguintes critérios: impacto, contextualização, eficiência, aplicabilidade, engajamento, intencionalidade, interdisciplinaridade, inter-relacionamento e inclusão.

O projeto classificado foi desenvolvido pelos bolsistas do PIBIC Jr. Ana Beatriz Barreto, Diogo Santos Lisboa e Iasmin dos Santos Góis e coordenado pelo professor Danilo, realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Esporte e da Cultura (Seduc) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec). A iniciativa já é reconhecida na comunidade escolar. Em 2021, foi apresentado na Feira Científica Ciência Jovem e na Feira Científica de Sergipe (Cienart), alcançando o oitavo lugar.

Os bolsistas avaliaram a quantidade de casca de amendoim adicionada na produção do bioplástico e perceberam que, variando essa quantidade, o material final tinha propriedades diferentes, ou seja, quanto maior for a quantidade de casca de amendoim adicionada, mais resistente fica o material, tornando-se mais rígido.

“Ao reduzir a quantidade de casca, esse material ficava flexível. Então no estudo, os meninos produziram diferentes materiais: filmes, que podem ser utilizados na ornamentação, enfeite e também copos que eles utilizaram para colocar plantas. Saiu de um material bem flexível, aumentou a concentração da quantidade de casca de amendoim e resultou em um material bem mais rígido. Assim, eles perceberam que, alterando a concentração da casca de amendoim, o produto final teria propriedades diferentes e poderia ser utilizado em aplicações distintas”, explicou o professor Danilo.

Após a primeira etapa de avaliação, 350 projetos de todo o país foram selecionados para a semifinal, e posteriormente serão selecionados 12 finalistas. Os 350 projetos mais bem pontuados irão receber o certificado e o selo Professor Transformador 2021, e serão incluídos no banco de práticas transformadoras no site do Instituto Significare, além de serem inseridos em uma comunidade ativa para conexão com outros educadores adeptos da educação criativa e transformadora.

Os segundos e terceiros colocados em cada categoria vão receber, além do troféu, prêmio de R$ 2,5 mil e apresentarão seus projetos na Bett Brasil 2022. Já os candidatos autores dos projetos classificados em primeiro lugar de cada categoria receberão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 7 mil, troféu e participação especial como convidado na Bett Brasil 2022.

Fonte: Governo de Sergipe

Publicidade
Publicidade