PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Professor do IFS Lagarto é selecionado em programa de internacionalização

Márcio Santos Lima, que leciona Desenho no IFS/Campus Lagarto e está lotado na Coordenadoria de Arquitetura e Urbanismo.

O professor Márcio Santos Lima, do campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS), será enviado pela instituição para participar de um programa de internacionalização no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. A sua ida foi possibilitada após o seu projeto ter sido um dos três selecionados dentre tantos outros enviados por docentes e instituições de diversos países.

Com isso, o professor Márcio Santos Lima será o primeiro integrante do Instituto Federal de Sergipe encarregado de aproximar os laços entre as duas instituições, uma vez que em 2013 foi firmado um termo de cooperação acadêmica entre o IFS (Brasil) e o IPB (Portugal) e que somente agora a instituição brasileira enviará um dos seus docentes.

Márcio Santos Lima leciona Desenho no IFS/Campus Lagarto e está lotado na Coordenadoria de Arquitetura e Urbanismo

“Acredito que a importância dessa experiência para o IFS está em estreitar relações com uma instituição internacional, tendo em vista a abertura de oportunidades futuras de produção de conhecimento, experiências, intercâmbios e mobilidades acadêmicas, tanto para docentes quanto para discentes de ambos os institutos”, analisa Márcio Santos Lima, que leciona Desenho no IFS/Campus Lagarto e está lotado na Coordenadoria de Arquitetura e Urbanismo.

Com isso, durante cinco meses, Márcio Santos Lima ministrará uma disciplina como professor visitante, desenvolverá um plano de pesquisa e participará de projeto de inovação pedagógica. “Para a disciplina, submeti o componente curricular “Desenhar é preciso”, que explora o ato de desenhar, manualmente, do estudante de qualquer área, pelo seu caráter transversal, que permite um alargamento do fazer profissional. A expectativa é vivenciar, na prática, aplicação de teorias estudadas sobre Desenho com ênfase nas atividades manuais, de natureza artesanal do Desenho, no intuito de gerar o hábito de desenhar, como forma de comunicação e expressão, para todo o começo de qualquer trabalho, seja ele qual for contribuindo para um ensino omnilateral e uma formação politécnica”, ressalta o professor.

Já a pesquisa a ser desenvolvida no IPB, segundo ele, é um desdobramento do trabalho de doutorado, realizado na USP, sobre o Desenho ao alcance de todos e de todas. “Defendo a ideia de que o Desenho é um campo de conhecimento e não apenas uma atividade isolada e restrita aos que se julgam “talentosos”. Desenhar é expressar-se e comunicar-se. Por isso, o ensino de Desenho deve estar acessível para o desenvolvimento de uma linguagem de expressão, comunicação e arte. Este tema parece ter interessado ao IPB, e é isso que pretendo aprofundar e investigar, na prática, com estudantes de diversas nacionalidades, o exercício e desenvolvimento do grafismo em um universo amplo de formação politécnica”, explica Márcio.

Instituto Politécnico de Bragança

Além do professor do IFS/Campus Lagarto, foram selecionados para atuar como docentes visitantes em Bragança um representante do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e outro de uma universidade da Romênia. Todos  exercerão atividades de ensino, pesquisa e extensão como professor visitante daquele instituto, promovendo o intercâmbio entre as instituições citadas.

Publicidade
Publicidade