PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Programa de incentivo à leitura da Deso já emprestou cerca de 4 mil livros

Foto: Ascom/Deso

Com o propósito de promover a leitura, ampliar o conhecimento e democratizar o acesso a títulos literários, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), por meio da Gerência Socioambiental (Gesa), desenvolveu o projeto ‘Livro, Liberdade para a Alma’. Criado em 2017, o programa, cujo acervo é formado por doações, já emprestou aproximadamente 4 mil livros para a comunidade interna e externa, e doou outros mil.

“O leitor escolhe algum dos títulos expostos nas dependências da Deso, através do Sistema de Catálogo de Livros, disponível a funcionários da Companhia, ou por meio da relação física de livros. Quem faz o empréstimo tem até 45 dias para realizar a devolução”, explicou Cristina Santana, da Gesa, guardiã do ‘Livro, Liberdade para a Alma’. Além de expor livros em espaços da unidade sede da empresa, em Aracaju, o programa conta, também, com ‘gelatecas’.

“São geladeiras que pararam de funcionar e seriam descartadas. Então, após pintarmos com artes coloridas, utilizamos essas geladeiras como armazenamento de livros para empréstimo. As gelatecas estão na Gerência de Compras e Almoxarifado da Deso, em Nossa Senhora do Socorro, e no Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão, por meio de parceria com a direção da instituição”, contou Cristina.

Premiado duas vezes com o Selo ODS, condecoração conquistada pelo alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto já realizou diversas ações de doação de livros em vários locais e eventos. “Sempre marcamos presença no Sergipe é Aqui, e já passamos pela Universidade Federal de Sergipe, Biblioteca Pública Epiphanio Dória, Festival de Artes de São Cristóvão, Instituto Federal de Sergipe, entre muitos outros espaços”.

Fazendo a diferença

Visando incentivar a prática da escrita e da leitura, o ‘Livro, Liberdade para a Alma’ distribuiu kits de higiene, provenientes de doações, a pessoas detentas do Copemcan que escrevessem uma redação. O tema proposto foi “Aonde as águas desse rio irão te levar?”. “Distribuímos mais de 50 kits, e percebemos que havia colaboração na hora de escrever o texto, pois nem todas as pessoas que participaram sabiam ler.”, relatou Cristina Santana.

Outra frente de atuação do programa é a sustentabilidade. Os livros desatualizados do acervo do projeto não são descartados: são enviados à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem (Care) de Aracaju. Em 2023, conforme afirmou Cristina, foram mais de 150 kg de livros em desuso destinados à Care. Só em janeiro deste ano, já foram reciclados mais de 20 kg. “Além de promovermos a facilidade de acesso a livros e ao conhecimento, também ajudamos o meio ambiente”, disse.

Fonte: Governo de SE
Publicidade
Publicidade