PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Protetora Vera promove encontro de ONGs com o SMS de Lagarto

WhatsApp Image 2022-06-03 at 12.39.56

Nesta semana, a protetora Vera promoveu um encontro entre o Coletivo Lixo Zero e o secretário Municipal de Saúde de Lagarto, Marlysson Magalhães. Na oportunidade foram discutidos temas como a proteção dos animais abandonados, cuidados com os medicamentos sem uso e descartados incorretamente pela população, além de uma dinâmica para conduzir a educação ambiental dentro e fora das escolas.

Cuidar do descarte correto dos remédios é dever de todos os consumidores e cabe ao poder público regulamentar, através de acordos setoriais com fornecedores farmacêuticos, a coleta, armazenamento e destinação final desses remédios, como consta na lei nº 12.305/2010 e regulamenta, no âmbito federal, o Decreto nº 10.388/2020. Por isso, os representantes da ONG Lixo Zero solicitaram medidas preventivas através de campanhas educativas direcionadas à população, tais como a disposição de coletores identificados nas unidades de saúde da cidade para que as pessoas depositem seus remédios sem uso ou vencidos.

O secretário Municipal de Saúde, durante o encontro, demonstrou total interesse em colaborar com a questão. “Queremos colocar essas informações dentro das escolas para que alunos e alunas adquiram desde cedo esse conhecimento ambiental e repassem aos seus pais e demais pessoas da comunidade”, comentou Marlysson Magalhães.

É só observar a quantidade de pessoas nos hospitais e postos de saúde da nossa cidade para confirmar os fatos, são doenças respiratórias causadas por fumaça tóxica dos lixões, problemas de pele, infecção intestinal severa dentre outras e não menos, a intoxicação por medicamentos encontrados no lixo.

Por isso, repensar o ato de “jogar fora” evita danos ao meio ambiente, mortes de animais e cuidamos da nossa família. “Vamos cuidar, pois os medicamentos liberam resíduos químicos que contaminam o solo, os rios, córregos e até mesmo a água que bebemos. Cada quilo de medicamento descartado incorretamente pode contaminar até 450 mil litros de água. Melhor prevenir do que remediar!”, comentou a protetora Vera.

Publicidade
Publicidade