PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Quais fatores podem atrapalhar o financiamento imobiliário?

Quais fatores podem atrapalhar o financiamento imobiliário_

Comprar um imóvel à vista é para poucos. É, por isso, que a grande maioria dos brasileiros, quando planeja comprar um imóvel, procura por um financiamento imobiliário

Muita gente tem preferido pagar as parcelas do empréstimo bancário à custear, por exemplo, um aluguel. Pelo menos você está empreendendo em algo que já é seu.

Uma das grandes vantagens desse tipo de empreendimento é o tempo para pagar. Geralmente, os bancos permitem que o crédito seja pago em até 20 anos. Mas nem sempre é fácil conseguir um financiamento.

Se você está considerando essa possibilidade, fique atento aos motivos que podem atrapalhar o seu financiamento. A seguir, nós elencamos algumas das mais comuns.

Nome sujo

Um dos problemas mais frequentes é estar com o famoso nome sujo. Isso acontece quando você deixa de pagar alguma dívida que contraiu e aquele para quem você está devendo protesta contra você.

O protesto é feito em instituições como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou o Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos). Neste caso, estar nestas listas é sinônimo de estar com o nome sujo e os bancos e instituições financeiras não costumam ceder crédito imobiliário para quem está nesta situação.

Como resolver

Para ter o nome retirado do SPC ou do Serasa, basta quitar a dívida que está em aberto. Se a quantia for consideravelmente grande, é possível também tentar renegociá-la junto ao credor.

Histórico de crédito negativo

Se você não está com o nome sujo, mas tem histórico de ser um mau pagador, então é bem provável que também corra risco de não ter o crédito aprovado. Isso acontece porque os bancos se informam junto a outras instituições financeiras para saber se você, quando assume uma dívida, honra os seus compromissos.

Se você tem antecedentes negativos, o banco acaba segurando o empréstimo. Para ele não é vantajoso ceder crédito para quem, geralmente, tem problemas financeiros.

Como proceder

O banco não vai simplesmente desconsiderar esse seu histórico negativo. A grande questão é demonstrar que a sua saúde financeira está recuperada, ou seja, que você teve problemas no passado sim, mas, atualmente, tem conseguido honrar com seus compromissos.

Lembre o banco, por exemplo, há quanto tempo não tem o seu nome incluso no SPC e em outras instituições de proteção ao crédito.

Problemas na Receita Federal

Se você tem algum problema com a Receita Federal ou mesmo com o INSS, provavelmente, não vai conseguir um empréstimo bancário e nem mesmo realizar ações mais simples, como a emitir um passaporte.

Então, por exemplo, se você deixou de entregar alguma declaração de imposto de renda ou se tem alguma dívida ativa com a União, é preciso primeiro resolver essas pendências para depois pleitear um crédito imobiliário.

Como agir

Procure os órgãos da Receita e do INSS da sua cidade e peça para conferir se, nos registros deles, há alguma pendência envolvendo o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). Nestes mesmos órgãos, os funcionários devem indicar os procedimentos para regularizar a sua situação.

Comprometimento da renda

Às vezes, a pessoa está com o nome limpo e não tem nenhuma pendência com órgãos estatais, mas, mesmo assim, tem o empréstimo negado. Neste caso, pode ser que a recusa tenha sido devido ao rendimento financeiro.

Os bancos, geralmente, não concedem empréstimos bancários — para comprar imóvel ou não — se a parcela a ser paga comprometer mais de 30% a renda daquele que almeja tomar o crédito.

Neste caso, o banco está sendo prudente, já que está evitando que a pessoa assuma um compromisso que, provavelmente, não conseguirá  pagar.

Como resolver

Neste caso, há duas estratégias que podem ser adotadas, ou a pessoa reavalia o imóvel para o qual quer empréstimo, optando por um mais barato. Neste caso, a quantia a ser emprestada também diminui.

Ou, então, ela pode também compor renda com outro proponente, ou seja, uma outra pessoa entra como a compradora da casa, assim a renda que vai servir de pagamento do empréstimo é de ambos, não apenas de uma só pessoa.  

Possuir vários financiamentos

Outro aspecto que pode prejudicar o seu projeto de financiar um imóvel é possuir mais de um financiamento ou empréstimos de outra natureza junto a instituições financeiras. Neste caso, o banco entende que a sua renda não será compatível com o compromisso e poderá negar o crédito.

Como resolver

Se as parcelas desses outros financiamentos forem pequenas ou já estiverem no fim, uma possibilidade é tentar quitar essas dívidas. Neste caso, o banco entende que você não está comprometendo mais de 30% da sua renda com os empréstimos.

Publicidade
Publicidade