PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Qualidade do sono influencia no processo de aprendizagem

dormir_0

Dormir é uma necessidade básica do organismo e uma boa noite de sono pode influenciar em inúmeros aspectos físicos e psicológicos, como disposição, concentração e humor. Respeitar o tempo que o corpo precisa para se recuperar de um dia de trabalho e estudos é fundamental para conseguir ter ânimo no dia seguinte, além de manter a produtividade.

Um estudo desenvolvido, em 2017, pela Universidade de Zurique, na Suíça, aponta que horas de sono perdidas afetam diretamente a fixação do que é aprendido em sala de aula. A análise revelou que a falta de sono compromete o desempenho, pois não permite que as sinapses (ligações entre os neurônios) tenham o relaxamento adequado.

A psicóloga clínica Daniele Azevedo, do Hapvida, explica que o sono tem uma função importante no processo de aprendizagem, uma vez que uma noite bem dormida estrutura melhor a liberação de serotonina, dopamina e noradrenalina. “Isso faz com que o paciente tenha uma qualidade de relaxamento. Todo esse parâmetro satisfatório faz com que o dia seja melhor aproveitado, com melhor concentração, melhor nível de atenção e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”, esclarece.

A especialista ressalta que o sono influencia diretamente no processo de aprendizagem porque enquanto a pessoa está dormindo há um equilíbrio nos neurotransmissores. Com isso, é possível melhorar a concentração e o déficit de atenção normalmente é combatido.

“A função do sono é importantíssima quando é com qualidade, sem interrupções. Por mais que o paciente esteja precisando de indutores, como psicotrópicos, ansiolíticos, o mais importante é que ele tenha uma boa qualidade de sono. O dia vai ser mais proveitoso depois de acordar com a sensação de realmente ter descansado e relaxado o corpo”, afirma a psicóloga do Hapvida.

Para auxiliar nesse processo, o ideal é analisar outros aspectos que podem influenciar na qualidade do sono, como uma boa alimentação e prática de atividades físicas. Além disso, é possível que a situação seja causada por terror noturno, com pesadelos e várias interrupções durante a noite.

“Nessas situações, o interessante é fazer um check-up antes de julgar um distúrbio do sono, pois é necessário descartar todas as lacunas com relação ao fisiológico. Isso é fundamental, já que algumas vezes um problema físico pode influenciar diretamente na qualidade do sono, então o melhor é descartar todas as possibilidades para termos uma definição psicológica para o distúrbio acontecer”, orienta Daniele Azevedo.

Publicidade
Publicidade