PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Quase 60 crianças e adolescentes desapareceram nos primeiros quatro meses do ano

DAGV

Nos primeiros quatro meses deste ano, 59 registros de desaparecimentos de crianças e adolescentes foram feitos em Sergipe, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública. Os dados acendem o alerta neste Dia Internacional das Criança Desaparecida, 25 de maio.

De janeiro de 2021 a abril de 2023, foram feitos 320 registros. Durante o ano de 2021, foram 112; no ano seguinte, 149.

“O desaparecimento de crianças e adolescentes, bem como de adultos, é um problema de política pública. Quando se procura essa criança e não a encontra em casa, na escola ou em qualquer situação semelhante, ela é considerada desaparecida. É preciso ir imediatamente registrar o boletim de ocorrência”, disse o delegado da Delegacia Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Deacav) Ronaldo Marinho.

Sinais de alerta

O delegado alertou para situações que podem desencadear o desaparecimento de crianças e adolescente.

  • Conflitos familiares: “Como brigas familiares e desajustes da família que levam a criança ou o adolescente a sair de casa. Esse é um problema que a gente tem que enfrentar e, ao identificar isso, buscar toda a rede de proteção à criança e ao adolescente”.
  • Problemas psicológicos: “O processo de pandemia criou uma série de problemas com acompanhamento psicológico e esses fatores devem ser observados na criança e no adolescente. São sinais que o jovem apresenta e que demonstra necessidade de um atendimento mais detalhado com profissionais habilitados”.

Por isso, segundo Ronaldo Marinho, é fundamental estar atento ao comportamento das crianças e adolescentes, já que é através dessa análise comportamental que podem ser identificados sinais de que os jovens podem entrar em situações de desaparecimento.

Orientações

  • Ensinar às crianças os nomes do pai, da mãe e dos principais cuidadores;
  • Ensinar o nome do bairro em que mora e da cidade em que vive;
  • Ir à delegacia assim que identificar o desaparecimento, e levar fotos atuais e informações sobre quais roupas a criança ou adolescente vestia, sobre amizades ou detalhes acerca do comportamento

Como denunciar

Publicidade
Publicidade