PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Química inorgânica: o que cai no vestibular?

quimica

Para que você consiga ter um bom resultado em qualquer prova, é muito importante que você se saia bem em química orgânica, principalmente quando o assunto é vestibular.

Os conceitos gerais da química precisam estar no sangue dos estudantes, principalmente no que se refere à química inorgânica. Existem cursinhos para medicina on-line para quem deseja se destacar no vestibular e conquistar a tão sonhada vaga.

Não basta você ter o conhecimento sobre a aplicação de um determinado cálculo ou conhecer o assunto, se não for realizada a interpretação correta daquele exercício. Para que a interpretação seja correta, é necessário ter conhecimento das principais funções inorgânicas, de suas nomenclaturas, das características e também da rotatividade.

Caso você não consiga reunir esse conjunto de conhecimentos sobre química inorgânica, você não vai conseguir realizar a leitura correta de nenhuma questão, a sensação será que você lendo uma prova em chinês quando você nunca teve contato com a língua.

Química inorgânica: Revisão de conhecimentos

Para que você não perca nada no processo de revisão dos seus estudos para o vestibular, separamos um pequeno roteiro de tudo que será necessário rever em química inorgânica:

Tabela periódica

Esse é o primeiro ponto que precisa ser revisitado, pois é de grande importância que os vestibulandos conheçam a tabela periódica, bem como a sua organização, propriedades, famílias/grupos e as particularidades de alguns elementos, como quais são os metais alcalinos, quais são os alcalinos terrosos e quais são reativos quando estão em contato com a água, entre outros fatores pertinentes.

Todos essas características precisam ser estudadas para não perder nenhum ponto na prova do vestibular de química inorgânica. Você não precisa decorar todos os elementos da tabela, mas precisa entender como ela funciona e porque é organizada da forma atual.

Funções e reações

Um passo bem importante nos estudos é estudar as funções e reações presentes na química inorgânica, que para muitos estudantes causa verdadeiro pavor. Tudo isso se deve ao fato de ser uma parte da química que exige um pouquinho de “decoreba” por parte dos alunos.

Ligações químicas

Para que os alunos consigam entender as características fundamentais dos elementos e da tabela, primeiro eles precisam entender como os átomos conseguem estabelecer uma conexão entre eles (iônica, metálica e covalente). Isso é exatamente o que será explicado na parte de ligações químicas.

Grande parte dos alunos possuem uma dificuldade natural na identificação dessas relações, atrasando um pouco o desenvolvimento do entendimento geral da química.

Um dos exemplos iniciais é a ligação iônica entre os íons que são derivados dos metais e dos ametais e também da ligação covalente que é realizada apenas por ametais e a ligação metálica que só pode ser realizada entre os próprios metais.

Conheça as funções inorgânicas

Podemos falar em relação a duas funções principais inorgânicas, os ácidos e também as bases que, por sua vez, podem dar origem aos sais através de uma reação chamada de neutralização ácido/base.

Os ácidos são substâncias que, quando estão como uma solução aquosa, realizam a liberação de íons H+. Já as bases, partindo da mesma definição, liberam íons OH-.

Temos também substâncias binárias, que são os óxidos, que tem dois elementos na sua estrutura, onde um é obrigatório, o oxigênio, e o outro é eletronegativo desta ligação. Um exemplo é o dióxido de carbono (CO2), que é um óxido bastante conhecido, graças ao efeito estufa.

Conheça as reações inorgânicas

Agora que já falamos sobre as funções da química inorgânica, temos que passar pelas reações presentes na química inorgânica. Listamos as principais a seguir:

  • Dupla troca: Ocorre entre a reação de dois compostos químicos, que geram mais dois produtos. Esse é um processo que é bem comum aparecer em provas, principalmente em vestibular.
  • Deslocamento ou simples troca: Ocorre na reação entre um elemento e outro composto, em que a reação de deslocamento define qual a reatividade de um ou mais elementos.
  • Análise ou decomposição: É o processo de divisão em duas ou mais substâncias, como, por exemplo, o carbonato de cálcio (CaCO3) que realiza a produção de cal viva (CaO) base para o cimento portland.

Adição ou síntese: A partir do seu nome, já é possível assumir que são substâncias que misturada para que possam formar uma. É a partir dessa reação que o gás amônia é produzido, sendo muito utilizado criação de fertilizantes.

Publicidade
Publicidade