PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Quinta-Feira Santa: conheça a importância desse dia

igreja-divino-espirito-santo-missa-quinta-feira-santa-2014-06

Quinta-feira Santa, Quinta-Feira Maior, Quinta-feira é a quinta-feira que antecede a celebração da morte e ressurreição de Jesus.

É o quinto dia da Semana Santa no cristianismo ocidental e o sexto no cristianismo oriental (que conta também o Sábado de Lázaro, anterior ao Domingo de Ramos).

É neste dia que se comemora o lava-pés e a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos segundo o relato dos evangelhos canônicos.

A liturgia utilizada na noite da Quinta-feira Santa encerra a Quaresma e dá início ao chamado Tríduo Pascal, o período que comemora a paixão, morte e ressurreição de Cristo e inclui ainda a Sexta-feira Santa, o Sábado de Aleluia e termina no Domingo de Páscoa.

A missa neste dia é geralmente celebrada no final da tarde, o início da sexta de acordo com a tradição judaica, e relembra o fato de Última Ceia ter sido uma refeição da Páscoa judaica. 

A Quinta-feira Santa é notável por ser o dia no qual é celebrada a Missa na Ceia do Senhor, que recorda de forma especial a Última Ceia. Por sua importância na Igreja Católica, é chamada também de Quinta-Feira Maior.

A cerimônia do lava-pés é um componente tradicional da celebração em muitas igrejas cristãs.

Além disso, o rito está se tornando cada vez mais popular na liturgia da Quinta-feira Santa .

 Nas igrejas católicas e anglicanas, a Missa na Ceia do Senhor começa de forma tradicional, mas o Glória é acompanhado pelo soar de sinos, que permanecerão em silêncio até a Vigília Pascal. Depois da homilia, realiza-se então o lava-pés onde a cerimônia é realizada. Na missa católica, o Santíssimo Sacramento permanece exposto até que o serviço se conclua com uma procissão para levá-lo até o local onde ele será depositado.

O altar-mor e todos os demais são limpos de toda decoração, com exceção do Altar de Reposição.

Até 1969, o missal romano previa este rito sendo realizado de forma cerimonial acompanhado do canto dos salmos  uma prática que ainda permanece em muitas igrejas .

Publicidade
Publicidade