PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Recém formado pela UFS, médico Quilombola está atendendo na UBS do Povoado Brejo

IMG_6704

Na última segunda-feira (10) o prefeito Valmir Monteiro, juntamente com o secretário da Saúde de Lagarto Cleverton Oliveira, realizaram um café da manhã no auditório da sede da Regional para receber os oito novos médicos contratados para reforçar as equipes do Programa de Saúde na Família (PSF) do município.

IMG 6667

Entre estes, um profissional que se tornou símbolo da primeira turma de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (Campus Lagarto).

Filho de uma família humilde, de uma comunidade Quilombola em Simão Dias, o Dr. João Santos Costa, vai atender na Unidade Básica de Saúde José Serafim, no povoado Brejo, zona rural de Lagarto.

“Para mim é um momento de agradecer. Eu já havia estagiado em Lagarto, precisamente no Posto do bairro Cidade Nova, e chegou a hora de dar o retorno para este município, tanto pelos anos de estudo, quanto pelo tempo de estágio proporcionado pela administração municipal”, disse o Dr. João.

IMG 6704

Para o prefeito Valmir é uma honra e emoção contar com um jovem profissional de uma história de vida que exemplo para milhares de estudantes Brasil afora.

“Já conhecíamos a trajetória do jovem Dr. João Costa e compartilhamos da mesma emoção por ter vivido na pele as dificuldades para vencer na vida, seja através do trabalho ou dos estudos. Dr. João é um orgulho pra todos nós que viemos de origem humilde e alcançamos nossos objetivos de sucesso, o dele está muito próximo. A Secretaria de Saúde de Lagarto só está dando uma pequena contribuição proporcionando esta residência onde ele pode estar perto de seus familiares”, falou emocionado o prefeito Valmir.

IMG 6696

Futura especialização?

Nesta etapa de residência, o Dr. João Costa vai atuar como clínico geral pelos próximos dois anos. Mas disse que o seu coração está dividido entre cardiologia e pediatria, apenas uma destas vai determinar sua futura especialização, o que vai lhe custar mais dois anos de Universidade. Somando aos seis anos de UFS concluídos há poucas semanas, serão 10 anos de estudos.

IMG 6700

Enquanto faltam vagas de residência no país…

De acordo com um portal especializado, 16 mil estudantes se formam todos os anos, mas há somente entre 10 e 11 mil vagas de residência. Esse é atualmente um problema grave no Brasil: muitas escolas de Medicina são criadas, mas não há estrutura própria para treinar e formar esses estudantes, como hospitais ou clínicas próximas que ofereçam internato e residência com qualidade e em número suficiente.

Por conta de um déficit nas equipes de Programa de Saúde da Família, a prefeitura de Lagarto abriu 14 vagas e fez o convite para outros colegas do Dr. João Costa, recém formados, mas precisa preencher mais seis, porque alguns dos profissionais optaram ou partir direto para a especialização ou por fazer residência em seus estados ou municípios de origem.

IMG 6684

Publicidade
Publicidade