PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Região Centro Sul se destaca nos anos iniciais e finais do ensino fundamental de Sergipe

O Ministério da Educação (MEC) apresentou na última terça-feira, 15, dados sobre Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes ao ano de 2019, mostrando que Sergipe avançou em relação aos anos iniciais (1° ao 5° ano) do ensino fundamental e continuou sua linha histórica de crescimento referente aos anos finais (6° ao 9° ano) e Ensino Médio.

O estado ultrapassou a meta prevista para os anos iniciais em 2019 que era de 5,0 pontos, atingindo a média de 5,1, ficando na 24° posição no ranking nacional. Em relação aos anos finais do ensino fundamental, o estado atingiu a marca 4,1, configurando-se na 23° colocação na lista dos estados brasileiros. Já no Ensino Médio, Sergipe subiu ao patamar de 3,7 no Ideb.

As escolas da região Centro Sul do estado se destacaram, como a Escola Estadual Epifânio Dórea, de Poço Verde, que registrou a maior pontuação entre as escolas estaduais de Sergipe, com um Ideb de 7,6 nos anos iniciais do ensino fundamental.

Já a Escola Estadual José de Carvalho Déda, em Simão Dias, registrou a melhor pontuação do estado nos anos finais do ensino fundamental, com 5,8. Em Tobias Barreto, a Escola Municipal Deputado Arnaldo Garcez também está entre as escolas municipais que mais se destacaram, registrando uma pontuação de 5,5 entre o 6° e 9° ano do ensino fundamental.

Lagarto

O Colégio Professor Abelardo Romero Dantas (Cepard) registrou o melhor Ideb do ensino médio da rede estadual de Lagarto, com 4,4. Segundo os números do MEC, Lagarto alcançou uma média de 4,6 pontos no Ideb, a maior pontuação do município desde que a prova Brasil foi criada em 2005.

Em 2014, a nota do Ideb de Lagarto foi de 4,4. Já em 2015, foi de apenas 3,7 e em 2019, quando foi avaliada a educação do município em 2018, a nota foi de 3,3. Ou seja, no ano houve um crescimento de 1,3 pontos, se compararmos os resultados de 2018 e 2019.

Prefeita comemora avanço na educação do município.

“Este resultado é a prova do compromisso que temos com o futuro das nossas crianças e dos nossos jovens. Quero agradecer aos professores, diretores e toda a equipe da Educação do município por este resultado”, afirmou a prefeita Hilda Ribeiro.

Cautela

Apesar de ter registrado sua maior elevação do índice na história da educação pública, com um avanço de 6,5% no Ideb das escolas estaduais, menos da metade dos municípios sergipanos alcançaram a meta esperada para 2019.

O mesmo aconteceu no Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Tocantins. O Ceará é o estado que tem a maior porcentagem de municípios (98,9%) que atingiram a meta do Ideb para 2019, seguido por Alagoas, com com 92,1%.

Ideb

Criado em 2005, o Ideb reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos importantes para a qualidade da educação: as médias de desempenho nas avaliações externas (no Sistema de Avaliação da Educação Básica) e aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar. Por conta disso, o índice que vai de 0 a 10 é um importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação.

Com informações da Seduc/SE

Publicidade
Publicidade