PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Saiba evitar a rinite da primavera

ALERGIA

rinite alérgica consiste na presença de prurido sazonal ou perene, espirros, rinorreia, congestão nasal e, às vezes, conjuntivite, causados pela exposição a pólen ou outros alérgenos. A rinite alérgica pode surgir em determinadas épocas do ano. Por exemplo, a primavera, que apesar de ser linda com suas flores, é uma porta aberta para ela.

 

Um dos tipos da rinite alérgica é a rinite sazonal. Ela, como o próprio nome já diz, é sazonal, isto é, pode acontecer em determinadas épocas do ano, muitas vezes na primavera. Pode ser causada por alérgenos vegetais que variam de acordo com a estação e surgir devido reação a pólen de plantas.

“Não são só os pólen, das plantas, responsáveis pelas rinites sazonais de setembro a dezembro. As mudanças climáticas que ocorrem durante a primavera fazem com que o número de ácaros e fungos suspensos no ar seja maior ainda”, alerta Dra. Janaina Candida Rodrigues, Otorrinolaringologista e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares.

Abaixo, você pode conferir algumas das formas de evitar a rinite sazonal que tem como sintomas mais evidentes espirros, nariz entupido e corrimento nasal.

De onde a rinite surgiu

Uma forma que ajuda na prevenção da rinite sazonal é saber o que a causou. Na maioria das vezes é alguma alergia, mas também pode evoluir a partir de uma gripe.

Ar-condicionado – O ar-condicionado limpo e com temperatura entre 24º e 25º, serve como umidificador do ar. Também ajuda a isolar a poluição que vem da rua e a quantidade em excesso de pólen do ar da primavera. Contudo, o ar-condicionado deve ter manutenção recorrente.

Eliminando os ácaros – Os ácaros são agentes que contribuem com o aparecimento da rinite alérgica. Eles moram em lugares úmidos e quentes, portanto é importante manter a casa limpa e arejada para evitar sua proliferação.

Também é importante trocar com freqüência a roupa de cama, janelas abertas e passar pano no chão são boas ajudas. Na dúvida consulte seu médico otorrinolaringologia, especialista que cuida de doenças no nariz, garganta e ouvido, ele é quem melhor poderá lhe orientar.

Publicidade
Publicidade