Com o objetivo de oferecer oportunidades de educação às pessoas que não tiveram acesso ou não concluíram seus estudos na idade certa, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), informa que 12 escolas da Rede Municipal de Ensino estão de portas abertas para turmas do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Na sede da cidade de Lagarto, as unidades com matrículas abertas são as escolas municipais: Adelina Maria de Santana Souza, situada na Praça Sebastião Garcez, no centro comercial; José Antônio dos Santos, no bairro Loiola; Manoel de Paula Menezes Lima, no bairro Ademar de Carvalho; Frei Cristóvão de Santo Hilário, no Conjunto Laudelino Freire; e Governador Lourival Batista, no bairro Exposição.
Já na zona rural, oferecem o EJA as escolas municipais: Rosendo Ribeiro de Souza, no povoado Rio Fundo; Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro, na Colônia Treze; Eudálio de Lima, na Pista do Pau Grande; Maria Erundina Mota, no povoado Luiz Freire; Santiago Bispo e Alberto Santos Dumont, no povoado Brasília; e Josileide Melo de Araújo/Irmã Maria Cândida, no povoado Jenipapo.
Para efetuar a matrícula, os interessados devem se dirigir até a escola mais próxima da sua residência, munidos dos seguintes documentos: CPF (se houver) do requerente e estudante, ou, quando for o caso, do responsável legal; Certidão de Nascimento; Registro de Identidade; comprovante de residência; e registro do Programa Bolsa Família (se houver) e do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, eles devem possuir, no mínimo, 15 anos de idade para concluírem o ensino fundamental, conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
De acordo com a coordenadora da EJA da Semed, professora Maria do Patrocínio, esse é o momento ideal para quem deseja escrever uma nova página em sua história de vida. “Nunca é tarde para recomeçar! E a educação é o melhor caminho para conquistar um diploma, realizar um sonho ou abrir novas oportunidades, por isso, fica aqui o convite para todos os jovens, adultos e idosos que estão fora da escola, mas desejam concluir os estudos e encarar o mundo de outra forma: Seja EJA você também!”, convidou.
Fonte: Prefeitura de Lagarto





