PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Saúde alerta para a prevenção e tratamento da anemia durante o Junho Laranja

img_6016-1.png

A campanha do Junho Laranja tem como objetivo alertar a população sobre os riscos da leucemia e da anemia. Neste sentido, a Secretaria do Estado da Saúde (SES), além de listar alguns cuidados, incentiva a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dessas doenças que podem acometer adultos e crianças. A conscientização leva as pessoas a procurarem atendimento médico ao perceber os primeiros sintomas.

Anemia é uma condição em que o corpo tem uma quantidade menor de sangue do que o necessário por deficiência de vitaminas, perda de sangue ou problemas de saúde crônicos ou agudos. Já a leucemia é um tipo de câncer do sangue.

O médico hematologista do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), Richer Mota, lista alguns cuidados para a prevenção de ambas condições. “Para prevenir a anemia, é necessário comer alimentos ricos em ferro, principalmente carnes vermelhas, espinafre, feijão e lentilhas, além de alimentos ricos em vitamina C para ajudar o corpo a absorver melhor o ferro, como laranjas, acerola, morango e pimentões. É importante incluir também alimentos que tenham vitamina B12 e ácido fólico como ovos e queijos. Além de buscar evitar excessos de alimentos que dificultam absorver as vitaminas como cafés e chás”, pontuou Richer.

Outros cuidados pertinentes além da alimentação é fazer exames regulares e consultas periodicamente e prestar atenção a sintomas como sonolência e cansaço excessivos, palidez, falta de ar e coração acelerado com facilidade, que podem ser indicativos de anemia. Em relação à leucemia, é importante observar infecções frequentes, cansaço e fraqueza extrema, sangramento e hematomas fáceis, perda de peso sem motivos, dores nas articulações contínuas e fortes e ínguas aumentadas sem razão específica.

“É de suma importância manter uma dieta com alimentos livres de agrotóxicos e não processados. Fazer atividades físicas regulares, evitar tabagismo e manter uma saúde mental sem estresse excessivo”, explicou o médico hematologista do Hemose.

O serviço ambulatorial do Hemose possui especialistas para fazer o diagnóstico de doenças do sangue, assim como descartar os casos suspeitos em pacientes de todas as idades ou encaminhando para  clínicos e pediatras. Quando diagnosticados recebem o acompanhamento médico e multidisciplinar especializados, exames necessários e orientações para tratamento adequado e específico.

Fonte: Governo do Estado/SE

Publicidade
Publicidade