PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Saúde de SE alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil

Foto: Ascom /SES

Na última quinta-feira, 23, foi dia de chamar a atenção para a luta contra o câncer infantil. Desde que foi instituído, em 2008, por meio da Lei nº 11.650, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil busca estimular ações educativas e preventivas relacionadas à doença, difundir os avanços técnico-científicos relacionados, além de apoiar as crianças com câncer e seus familiares.

Em Sergipe, especificamente, no Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), mais de 70 crianças e adolescentes estão em tratamento de câncer e 100 pacientes em acompanhamento. A unidade realiza mais de 180 consultas mensais entre novos casos, consultas de retorno e casos suspeitos de câncer infantojuvenil.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a taxa de cura da doença pode chegar a 80% em crianças e adolescentes que recebem o diagnóstico precoce e são tratados adequadamente em centros especializados. Assim como nos países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Tumores como a leucemia, o de sistema nervoso central e os linfomas são os mais frequentes na infância e na adolescência.

Segundo a oncologista pediátrica e responsável técnica da Oncologia Pediátrica do Huse, Pérola Barros, os sintomas do câncer infantil são inespecíficos e podem ser identificados em diversas patologias. “Sabemos que não existe prevenção para o câncer infantil. É preciso que haja o diagnóstico precoce da doença para que o tratamento seja realizado ainda no estágio inicial, aumentando assim, as chances de cura do paciente. Perda de peso acentuada, febre persistente, manchas arroxeadas pelo corpo e cefaleia de forte intensidade associadas a vômitos estão entre os sinais de alerta do câncer infantil”, destaca.

Casos como o de M. V. L., de apenas seis anos, que reside no município sergipano de Pedrinhas. Com vômitos frequentes, a família logo procurou um pediatra para uma avaliação. Após a realização de novos exames e consultas com outros profissionais, a criança foi encaminhada para o Huse, onde passou por cirurgia e foi diagnosticada com um tumor no cérebro. “Quando recebi o diagnóstico foi um choque, e só fazia chorar. Fui bastante acolhida e me apeguei a Deus. Ela passou por radioterapia, quimioterapia e agora vem para o acompanhamento. Toda a assistência foi excelente aqui na Oncologia. Foi uma grande vitória e, agora, é seguir em frente. A minha filha é uma guerreira”, comentou a mãe de M.V., Deise Vitória Lima. Atualmente, a criança passa por consultas e exames de acompanhamento na Oncologia do Huse.

Unacom do Huse

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital de Urgências de Sergipe oferece tratamento e acompanhamento a crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com câncer, com atendimentos em  diversas especialidades médicas, além de equipe multidisciplinar especializada. Os usuários passam por consultas, exames e tratamento radioterápico, quimioterápico e cirúrgico, de acordo com a assistência individualizada.

Fonte: Governo de SE

Publicidade
Publicidade