PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Saúde faz alerta e mobiliza municípios para a prevenção contra o tabagismo

img_5101-1.png

Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, que ocorre nesta sexta-feira, 31, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta terça, 28, o Colegiado Estadual para coordenadores e técnicos do Programa Tabagismo na Atenção Primária à Saúde das secretarias municipais. A ação teve o objetivo de mobilizar as diferentes áreas para o fortalecimento na sensibilização, prevenção, cessação e tratamento do tabagismo em Sergipe.

Na ocasião, foi discutida a publicação de mais uma RDC 855/2024, de abril de 2024, que dispõe sobre a proibição da fabricação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e a propaganda dos Dispositivos eletrônicos (DEF). Além disso, foram abordados o tratamento do usuário de cigarros convencionais e dispositivos eletrônicos e o tratamento bucal do usuário tabagista. 

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência da nicotina presente nos produtos à base de tabaco, que podem ser usados de diversas formas, como fumado, inalado, aspirado, mascado ou absorvido pela mucosa oral. Todos contém nicotina e causam dependência e risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). 

Em 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS) trouxe como tema a ‘Proteção das Crianças Contra a Interferência da Indústria do Tabaco’, devido ao crescimento no uso de dispositivos eletrônicos para fumar. “Quanto mais a gente divulgar sobre o perigo do cigarro eletrônico, melhor será para a população. A capacitação para os profissionais é fundamental para que tenham conhecimento do papel que a indústria do tabaco desenvolve para conquistar novos usuários”, salientou a referência técnica do Programa Tabagismo da SES, Ivete Góis.

Combate ao tabagismo

O Programa Tabagismo continua realizando diversas ações de capacitação em parceria com o Ministério da Saúde/Inca na prevenção e sensibilização por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), destinado a professores e técnicos do programa PSE. 

A coordenadora do Programa de Tabagismo no município de Pirambu, Karina Flora Canesqui, esteve presente no colegiado e destacou as atividades desenvolvidas no município. “O projeto ‘Viva Mais’ é atuante desde 2018, quando tivemos uma grande demanda de pessoas que tentavam parar de fumar, mas não conseguiam. Observando essa necessidade, desenvolvemos o projeto junto à Secretaria de Estado da Saúde, para a disponibilização de profissionais como psicólogo, dentista e fonoaudiólogo para um tratamento adequado e de qualidade. Além disso, realizamos a promoção e prevenção nas escolas com o PSE e, devido a esse trabalho, percebemos a redução na quantidade de cigarros”, relatou a coordenadora.

Fonte: Governo do Estado/SE

Publicidade
Publicidade