PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Saúde Inicia Preparação Para Campanha De Hanseníase E Verminoses

vacina

A Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi), a Rede de Atenção Primária (Reap) e o Programa Saúde na Escola (PSE) reuniram os técnicos para discutir como será realizada a Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses em Aracaju.  A reunião aconteceu na sala de reuniões da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“Esta campanha é uma importante ação estratégica de vigilância que tem por objetivo identificar os casos suspeitos de hanseníase e reduzir a carga parasitária de geohelmintos (vermes). O público alvo são os estudantes, na faixa etária de 5 a 14 anos, matriculados em escolas públicas estaduais e municipais. Este é o primeiro momento, onde vamos apresentar as metas e acertar como será a campanha”, explicou Tânia Santos, coordenadora da Covepi.

Segundo a técnica responsável pelo Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Anaide Prado, está é a quinta campanha que o município de Aracaju participa. “Mas tem dois diferenciais das demais campanhas, nesta, precisaremos do termo de adesão assinado pelos pais dos alunos e também poderemos escolher as escolas que vão participar. Então aproveitamos as escolas que fazem parte do PSE, que são 67 e mais 13 escolas estaduais, sendo um total de 80, ou seja, cerca de 25 mil estudantes”, informou Anaide.

As metas da campanha são: investigar os sinais e sintomas de 75% dos escolares que tenham manchas suspeitas de hanseníase e encaminhá-los para serem avaliados por um profissional médico e 85% dos alunos devem tomar o medicamento Albendazol para combater as geohelmintíases (verminoses). “Mas precisamos do auxílio das Secretarias de Educação municipal e estadual, dos Conselhos de Saúde e de Educação dos dois entes e dos profissionais das unidades básicas para divulgar e apoiar a campanha, pois só assim teremos êxito”, disse Anaide, acrescentando que serão enviados ofícios para estes órgãos solicitando a colaboração.

Além da coordenadora da Covepi e da técnica responsável pelo Programa de Controle da Hanseníase, fizeram parte da reunião o coordenador de Apoio Institucional da Reap, André Baião; a coordenadora de Saúde Bucal, Iucema Santana; as coordenadoras do PSE: Aline Guimarães da SMS e Cláudia Mendonça da Secretaria Municipal de Educação (Semed); o fisioterapeuta do Programa de Controle da Hanseníase, André Santos; e as apoiadoras das Regiões de Saúde da Reap: Sandra Barreto, Jennifer Sobral, Zaíra Monteiro, Michelle Dias, Jamille Rosa dos Santos e Roberta Lisboa da Paixão.

Fonte: FaxAju

Publicidade
Publicidade