PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Saúde reforça a importância da Luta Antimanicomial

Foto: Flávia Pacheco

Na última quinta-feira, 18, a Secretaria de Estado da Saúde (SES)  reforçou a importância do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data destaca o apoio de uma política de saúde mental com serviços abertos e comunitários, focando a atenção no sujeito e não na doença. A SES possui uma Rede de Atenção Psicossocial que se organiza para cuidar desde os casos mais leves até os mais graves, e tem como porta principal de acesso à Atenção Primária de Saúde.

A luta antimanicomial se refere a pessoas com transtornos mentais ou problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas, que pode ser internada, mas apenas em circunstâncias que exijam o cuidado hospitalar, como ocorre com qualquer paciente com outras patologias. “A Secretaria de Estado da Saúde tem o olhar sensível para tais questões e está atenta na construção de políticas que favoreçam o cuidado humanizado e integrado ao cidadão com sofrimento mental”, explicou a Referência Técnica de Saúde Mental na Atenção Primária, Suziani Soares

A oportunidade de promover espaços de debates e discussões sobre temáticas que envolvam a Saúde Mental é importante e necessário, pois fomenta transformações que contribuem para a construção de uma rede de atenção mais humana e efetiva.

“Falar de Luta Antimanicomial é reviver historicamente um período de grandes e importantes mudanças, iniciado no Brasil com a reforma psiquiátrica, que contribuíram para um modelo de assistência baseado na liberdade e no respeito à singularidade e autonomia dos sujeitos, bem como na manutenção dos vínculos familiares e sociais”, finalizou a RT.

O movimento da Reforma Psiquiátrica resultou na lei de proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redirecionou o modelo de assistência. A lei estabelece ao Estado brasileiro a responsabilidade de desenvolver uma política de saúde mental no Brasil, o fechamento de hospitais psiquiátricos, abertura de novos serviços comunitários e participação social no acompanhamento de sua implementação.

Serviços da SES 

Para que os pacientes não fiquem internados vários anos em manicômios, foi criado o Serviço Residencial Terapêutico, onde aqueles que não possuem família ou que estão em situação de rua, possam viver em uma casa com cuidadores, recebendo o acompanhamento do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Essas casas compõem o Caps Luz do Sol, e ficam em Nossa Senhora da Glória e em Nossa Senhora do Socorro. Os usuários desenvolvem oficinas de artesanato, músicas e bordado, além de receberem todo o apoio psicossocial necessário.

Fonte: Governo de SE
Publicidade
Publicidade