PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Seduc abre inscrições do PSS para psicólogos e assistentes sociais

mobile_5e217cd5180d524816b2a6ddb0057ede

O Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de psicólogos e assistentes sociais no âmbito do programa Acolher encontra-se com o período de inscrição aberto desde a última segunda-feira, 15. As inscrições devem ser realizadas até 16 de junho, exclusivamente, no portal da Seduc (http://www.seduc.se.gov.br). Na aba editais e seleções, em que consta o referido edital, também está disponível a ficha de inscrição, bem como os procedimentos necessários à efetivação da inscrição e o envio da documentação exigida.

De acordo com o edital nº 10/2023, serão disponibilizadas 95 vagas, sendo 60 vagas para psicólogos e outras 35 destinadas para assistentes sociais, além de cadastro reserva. Os profissionais serão alocados nas 10 diretorias regionais de educação de Sergipe e cumprirão uma carga-horária de 30 horas semanais.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, o programa Acolher tem como objetivo aprimorar e fortalecer as atividades coletivas e multidisciplinares voltadas para a saúde mental dos alunos, professores e servidores da rede estadual de ensino, com a promoção de ações cotidianas da escola. Importante ressaltar que estes profissionais não farão atendimento clínico individualizado de estudantes, nem atendimento psicoterapêutico.

“O programa Acolher tem como foco promover a assistência coletiva tanto nas escolas da rede estadual quanto nas Diretorias Regionais de Educação e vem para desenvolver iniciativas que promovam avanços das condições de trabalho dos profissionais de educação, fomentando e planejando junto à escola a construção de valores e soluções que colaborem positivamente com o bem-estar, o rendimento escolar e a integração com a sociedade. É o maior e mais completo programa presencial de psicólogos e assistentes sociais nas escolas sergipanas, atendendo aos anseios de professores, alunos, pais de alunos, de toda a comunidade escolar”, destacou.

Acolhimento psicossocial

O programa Acolher visa a instituir uma equipe de apoio psicossocial escolar em cada diretoria regional, de caráter multidisciplinar, a ser composta por psicólogos e assistentes sociais que atuarão com a finalidade de oferecer suporte às escolas das respectivas regiões da rede pública estadual de ensino. “Por ser presencial, teremos um programa com a maior capilaridade e capacidade de resolutividade e assistência do pais”, ressalta Zezinho Sobral.

Os profissionais de psicologia estarão habilitados para identificar e resolver problemas psicossociais que possam bloquear desenvolvimento de potencialidades dos alunos; auxiliar e subsidiar a unidade escolar em situações de violência grave e que necessitem de atendimento emergencial; realizar pesquisas, diagnósticos e intervenção individual ou em grupo, contribuindo na elaboração de planos e políticas educacionais; utilizar instrumentos e testes psicológicos, a fim de orientar a equipe escolar e avaliar a eficiência dos programas educacionais; desenvolver programas de orientação profissional, visando a um melhor aproveitamento e desenvolvimento do potencial dos alunos e dos problemas que prejudicam a permanência e o rendimento do estudante.

Para as demandas em Assistência Social, os profissionais estarão habilitados a identificar os problemas que prejudiquem a permanência e o rendimento do aluno, auxiliando no planejamento do combate à evasão escolar; realizar o levantamento dos estudantes em situação de vulnerabilidade e direcioná-los para os programas sociais; fortalecer a integração das famílias no cotidiano escolar, realizando visitas, em casos específicos, para entender as diversas realidades; orientar os diretores, coordenadores, professores, pais e alunos a seguirem e cumprirem um papel social importante para a escola, respeitando e entendendo os direitos que cada um tem e suas responsabilidades no meio educacional; trabalhar no ambiente escolar de forma preventiva, percebendo fatores que produzem impacto negativo na área educacional e propor soluções para evitar que os problemas se repitam.

Publicidade
Publicidade