PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

SEDUC convida alunos da rede estadual a participarem de desafio sobre causas sociais

Foto: Maria Odília

Em 2023, a Viven – Cidadãos para um Amanhã Melhor apoia as escolas estaduais da rede pública de Sergipe na implementação de um currículo voltado à educação cidadã, com foco no protagonismo juvenil. O Desafio Videos for Change convida equipes de estudantes da 2ª Série do Ensino Médio a criarem vídeos de um minuto para dar visibilidade a uma causa social que os mobiliza. Ao fim das etapas de produção, os vídeos estarão disponíveis para votação na página oficial do Desafio, entre os dias 18 e 24 de outubro, no site: https://videosforchange.org.br/. A culminância se dá na premiação dos melhores vídeos, no dia 9 de novembro, em uma live realizada no canal do Desafio Videos for Change no Youtube.

Essa é uma oportunidade para que os estudantes desenvolvam e pesquisem profundamente temas sociais importantes para eles: discriminação, preconceito ou racismo; meio ambiente e sustentabilidade; igualdade de acesso à educação; direitos das mulheres, igualdade de gênero, padrões de beleza; covid-19; bullying ou cyberbullying; bem-estar e saúde mental, combate a depressão e ansiedade; direitos de pessoais LBGTQI+; dentre outros.

A técnica pedagógica da coordenação de Educação em Tempo Integral da Seduc, Jaciana Firmino, convida os alunos a participarem do Videos for Change, por considerar que é um desafio mundial que amplia a voz estudantil sobre causas que mobilizam toda a comunidade. “O seu vídeo é publicado na plataforma da Viven e pode ser exibido e premiado em festivais locais, estaduais, nacionais e até internacionais. Já pensou ele ser visto por pessoas do outro lado do mundo? Aceita o desafio?”, perguntou.

Desde 2022, a Viven e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura atuam em parceria com a implementação de conteúdos e formações que visam fazer chegar ao estudante materiais pedagógicos digitais e adaptados ao ensino remoto e contexto local das escolas, que abarcam as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esses materiais contribuem no desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes para que, a partir dos conhecimentos acumulados, eles sejam protagonistas de transformações sociais.

Ao fim da jornada, todos os vídeos são avaliados por uma comissão julgadora a partir de cinco categorias: narrativa coerente; melhor uso dos recursos técnicos; melhor chamada para ação; originalidade e criatividade; e melhor vídeo.

Sobre a Viven – Cidadãos para um Amanhã Melhor

A Viven é uma associação sem fins lucrativos que traz a educação cidadã para a pauta das escolas por meio de vivências. Vivências são atividades baseadas na Neurociência, Teoria dos Jogos e Economia Comportamental que se utilizam do sentir para transformar os estudantes. A Viven atua no Brasil desde 2019 e já alcançou mais de 158.000 participações de estudantes em vivências. O currículo foi desenvolvido em parceria com a High Resolves, organização pioneira na educação cidadã na Austrália, e hoje está presente em vários países como EUA, Canadá, Israel, China, França, Índia, etc.

Fonte: Globo Esporte SE

Publicidade
Publicidade