PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Seduc divulga lista final do processo seletivo para diretor regional

0EF60C07-EB92-41CD-A7BB-69BF3763B73B

Na última quarta-feira, 14, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), divulgou a lista final do processo seletivo para diretor regional. A lista está em ordem de classificação. Esta é a segunda vez que acontece a seleção, prática que teve início em 2019 como uma das políticas de Estado do Governo Belivaldo Chagas, a fim de que o cargo de direção transcendesse os interesses políticos e focasse na gestão impessoal e de projetos condizentes com o cumprimento de metas para a melhoria da qualidade da educação.

O processo seletivo foi feito em três etapas: inscrições com currículo e Plano de Gestão; avaliação dos currículos e banca examinadora. O resultado final de cada Diretoria de Educação, na forma de lista tríplice final, será submetido à deliberação do governador do Estado, a quem caberá decidir quem será nomeado, segundo o edital.

A Lei nº 8.969/2022, que estabelece regras básicas para a seleção de dirigentes de Diretorias de Educação e de Escolas da Rede Pública Estadual de Sergipe, foi sancionada pelo governador Belivaldo Chagas, após ter sido aprovada pela Assembleia Legislativa, em janeiro de 2022.

Para o processo seletivo puderam se candidatar servidores do quadro permanente do Magistério de Sergipe. “O processo seletivo foi uma das primeiras decisões do governador Belivaldo, transcendendo a questão político-partidária para os cargos de direção de educação e direção de escola em favor de critérios bem estabelecidos, técnicos e claros. Esse contexto muda por completo a forma de gestão escolar que interfere diretamente nos resultados pedagógicos e no funcionamento escolar”, disse o secretário Josué Modesto dos Passos.

Destaque Nacional

Em abril deste ano, o jornal Valor Econômico mostrou Sergipe como referência nacional no Processo Seletivo para diretores de escolas e regionais, junto com Minas Gerais e, recentemente, o Ceará. A publicação mostra que Sergipe abandonou a indicação política para esses cargos. Já passaram por esse processo seletivo os 320 diretores de escolas e mais os 10 diretores regionais de educação.

Pioneirismo: Educação como política de Estado

Em 2019 o Governo de Sergipe promoveu o primeiro processo seletivo do país para diretor regional de educação e, consequentemente, para diretor das unidades de ensino. O processo passou a ser feito de maneira técnica com servidores do quadro efetivo do magistério.

Na matéria do Valor, a professora Jucileide da Silva Lima afirmou que trabalha no Estado desde 2015, mas foi em 2019 que participou do processo seletivo. “A apresentação do projeto dá um norte para o gestor. Traçamos metas anuais, e acompanhamos o que foi feito e o que falta”, destaca ela.

O governador Belivaldo Chagas enviou o projeto para Assembleia Legislativa e em janeiro de 2022 tornou-se lei estadual.

Confira a lista tríplice de cada Diretoria de Educação: https://bit.ly/3V2MECF

Fonte: Governo de Sergipe

Publicidade
Publicidade