PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Senado aprova adiamento das eleições para os dias 15 e 29 de novembro

Eleição ocorrerá em 45 dias

O Senado Federal aprovou em dois turnos, na última terça-feira, 23, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que adia das eleições eleições municipais, que aconteceriam em outubro, por conta do novo coronavírus. 

Segundo o texto aprovado pelos senadores, o primeiro e segundo turno serão realizados nos dia 15 e 29 de novembro, respectivamente. A PEC prevê ainda que, caso um município fique impossibilitado de realizar as eleições nas datas previstas para novembro, por causa da pandemia, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possa, de ofício ou a pedido do respectivo presidente do Tribuna Regional Eleitoral (TRE), estabelecer novos dias para a votação, desde que a data limite seja o dia 27 de dezembro deste ano. 

O senador Weverton Rocha (PDT-MA) trouxe ainda em seu relatório uma cláusula que afirma ser “obrigação de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promover os outros ajustes que se sejam imprescindíveis no calendário e no processo eleitoral, não apenas em face do adiamento da data das eleições, como também para assegurar a segurança dos eleitores nessa período de pandemia”.

Agora o texto segue para a Câmara dos Deputados, onde também precisa passar pode dois turnos de votações. Caso isso aconteça, a matéria será promulgada pelo Congresso Nacional. 

Publicidade
Publicidade