PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Sergipe é o 2° estado do Nordeste que mais realiza testes de Covid-19

64c05bd704ac7c8e544cde254c32551e

A principal maneira de mapeamento das pessoas infectadas pelo novo coronavírus é através realização de testes. Os resultados podem ajudar tanto o governo federal quanto estadual e municipal a adotarem as melhores medidas de combate a pandemia. Por isso, quanto mais testes forem realizados, melhor será o panorama que os governantes terão sobre a situação das localidades que administram.

Segundo um levantamento nacional feito pelo Portal G1, com base nos dados das secretarias estaduais de saúde, Sergipe é um dos estados do país que mais realizam testes para a detecção da Covid-19. 

O levantamento foi realizado pelo portal entre os dias 13 e 14 de maio, e mostra que em Sergipe, a cada 100 mil habitantes, 272 são testados. Isso coloca o estado em segundo lugar no Nordeste e na oitava posição no ranking nacional. 

Um dos fatores que podem ter contribuído para isso, é que Sergipe já adquiriu mais de 87,2 mil testes, dos quais, 34 mil são do tipo RT- PCR em Tempo Real, exame que identifica o fragmento do vírus e 53.284 mil testes rápidos, utilizados para diagnosticar infecção através de anticorpos.

“A gente ampliou bastante a oferta para casos leves e moderados. São casos da doença típica, que deve ser colhido do terceiro ao quinto dia para ter uma maior efetividade. Sergipe tem testado muito, apresenta uma das maiores testagens, proporcionalmente, na região Nordeste. Esse é um dos motivos de estarmos aumentando muito o número de casos positivos e de casos mais leves também. Mas a gente sabe que a nossa luta é ampliarmos o máximo possível a testagem para termos um diagnóstico mais preciso e real”, explica o diretor de Vigilância em Saúde e infectologista da Secretaria de Estado da Saúde, Marco Aurélio Góis.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado, no último sábado, 16, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sergipe havia realizado, até o momento, 8.332 testes, sendo 6.628 do tipo RT-PCR e 1.694 por meio de testes rápidos. De acordo com dados do último domingo, 17, o número de testes realizados no estado subiu para 8.662. 

No Nordeste, Sergipe fica atrás apenas do Ceará, onde são realizados, em média, 538 testes a cada 100 mil habitantes. Proporcionalmente falando, este é o estado com a maior média de testes no Brasil. Outros estado que superam Sergipe no ranking nacional, são: Amapá (519); Espírito Santo (518); Distrito Federal (397); Amazonas (396); Rondônia (354); e Santa Catarina (275). 

Confira abaixo o ranking completo: 

 

Publicidade
Publicidade