PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Sergipe é o segundo estado com maior redução de homicídios dolosos

J634JH634JH4

Segundo o índice nacional de homicídios, criado pelo G1 com base em dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal, Sergipe é o segundo estado, logo atrás do Ceará, com maior diminuição nos casos de homicídios dolosos, ou seja, quando há intenção de matar. Apenas os dois estado alcançara uma queda superior a 30%. O índice de redução é maior do que a média nacional em que houve queda de 22% em relação a esse tipo de crime.

O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Para se ter uma ideia, em janeiro de 2018, Sergipe registrou 102 homicídios dolosos, o equivalente a 4,48 assassinatos por 100 mil habitantes. Neste ano, o número caiu para 72, ou seja, 3,13 a cada 100 mil habitantes. Outro mês que mostra claramente esse contraste é a comparação entre março de 2018, quando o estado registrou 110 homicídios dolosos, e março deste ano, em que foram registrados 67 homicídios dolosos. É uma queda de 4,80 para 2,91 por 100 mil habitantes.

Entretanto, a comparação entre maio do ano passado e deste ano, registra uma queda um pouco menor, de 79 homicídios dolosos em 2018 contra 70 deste ano.

O secretário da Segurança Pública de Sergipe, João Eloy, destacou que a integração entre as instituições que formam a SSP é fundamental para essa redução, que além do levantamento feito pelo G1 referente aos cinco primeiros meses deste ano, prosseguiu também para junho e continuou em julho.

“A tendência de queda verificada nos primeiros cinco meses do ano se mantém em junho e julho. O esforço feito por nossos policiais, peritos e bombeiros e o planejamento colocado em prática tem apresentado resultados muito positivos para a população de Sergipe. O impacto na capital é muito. Para se ter uma ideia, nós estamos desde o dia 05 de julho sem nenhuma ocorrência de homicídios dolosos em Aracaju. É um período sem esse tipo de ocorrência que não registramos há muitos anos”, explicou.

O foco no controle do sistema prisional também contribuiu na redução nos casos de homicídios, como citou o secretário de Justiça e Defesa do Consumidor, Cristiano Barreto. “Ceará e Sergipe são exemplos de estados que estabilizaram o sistema prisional. O sistema [prisional] passou a ser controlado pelas administrações penitenciárias, e isso teve um reflexo claro na redução dos homicídios dolosos em estados como Sergipe e Ceará”, concluiu.

Com informações da SSP/SE

Publicidade
Publicidade