PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Sergipe segue orientação do MS e adota vacinação contra a Covid-19 por idade

Imunização dos novos grupos ocorrerá ao longo desta semana em dias e locais diferentes

O governo de Sergipe informou nessa terça-feira (2) que passou a adotar os critérios de vacinação contra a Covid-19 de maneira escalonada, por ordem decrescente de idade, para a população entre 18 e 59 anos. A medida obedece à nota técnica do Ministério da Saúde.

A ideia, segundo o estado, é acelerar a vacinação de toda a população adulta sergipana, independente da categoria profissional.

Aracaju iniciou a vacinação escalonada por idade, a partir de 59 anos, nessa segunda-feira (31). Clique aqui e veja outros públicos e como se vacinar.

Prioridades

A determinação do órgão federal explica que os estados podem iniciar a vacinação dos grupos sem comorbidades, por idade, desde que já tenham sido vacinados os grupos prioritários estabelecidos anteriormente pelo Governo Federal, como idosos, pessoas com deficiência, povos indígenas, trabalhadores da saúde, comunidades ribeirinhas, quilombolas, gestantes e puérperas com comorbidades, forças de segurança, salvamento e forças armadas, além de trabalhadores dos setores de transporte e da educação.

Uma das prioridades é quem tem a partir de 18 anos e vive com HIV. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde esse público tem o direito de ter a privacidade preservada solicitando uma declaração de encaminhamento na condição de imunossuprimido.

Orienta-se ainda que sejam utilizadas uma das seguintes formas de comprovação: relatório timbrado fornecido pelo Ministério da Saúde e com carimbo do serviço de saúde, ou formulário de dispensação de terapia antirretroviral ou receita médica, ou relatório médico contendo Código Internacional de Doenças (CID-10). As pessoas que se encaixam no grupo podem requerer uma declaração em uma unidade básica de saúde em que possua vínculo ou esteja sendo acompanhada, ou indo até o Cemar Siqueira Campos.

“Antes só iria vacinar que tivesse com a imunidade baixa, mas nós solicitamos que todas as pessoas que vivem com o HIV, nessa faixa-etária que vai dos 18 até os 59 anos fossem vacinadas, independentemente da situação de imunidade”, afirma o gerente do Programa Estadual de IST/AIDS de Sergipe, José Almir Santana.

Publicidade
Publicidade