PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

SergipePrevidência: Prova de Vida deve ser feita no mês de aniversário

157c537aeb9b0947fea8bcede74e833b

Para oferecer mais conforto e comodidade aos seus beneficiários, o SergipePrevidência proporciona aos segurados a possibilidade de realização da Prova de Vida, por meio de um aplicativo para smartphone. Trata-se do “Meu RPPS”, através do qual aposentados e pensionistas egressos do serviço público estadual podem realizar o procedimento de onde estiverem, sem precisar se deslocar até a instituição ou a uma agência bancária.

O passo a passo de como baixar o aplicativo está disponível no site do Sergipeprevidência. O beneficiário deve anexar todos os documentos solicitados pelo aplicativo e finalizar o procedimento.

A Prova de Vida é obrigatória a todos os 35 mil aposentados e pensionistas do SergipePrevidência e deve ser feita anualmente, no mês de aniversário do beneficiário. O segurado pode executar o procedimento pelo aplicativo, presencialmente na sede do instituto ou em qualquer agência do Banco do Estado de Sergipe (Banese). A não realização da Prova de Vida acarretará no bloqueio do benefício no mês subsequente.

A pensionista Marlene Barbosa dos Santos, que faz aniversário em janeiro, já está habituada a todo ano fazer a Prova de Vida na data natalícia. A segurada, que prefere fazer a atualização dos dados de forma presencial, acha importante, como forma de garantir maior segurança aos beneficiários.

“Acho necessário, pois, além de ser muito prático, é também rápido”, diz a pensionista que fez a atualização cadastral na sede do órgão, localizada na Praça General Valadão, Centro de Aracaju. A segurada do SergipePrevidência faz parte da minoria dos previdenciários que utilizam o meio presencial para efetuar a atualização cadastral.

O diretor presidente do SergipePrevidência, José Roberto de Lima Andrade, ressalta que a Prova de Vida é um instrumento, sobretudo, de controle e de gestão. “Mais do que uma ferramenta de atualização de cadastros, a Prova de Vida reforça o controle e o combate a fraudes e pagamentos indevidos, além de proporcionar melhor gerência dos recursos disponíveis do Sergipeprevidência”, acentua.

Evitar fraudes

Ele disse que o intuito é identificar se a pessoa que está recebendo o benefício está viva. “Com isso é possível evitar os pagamentos indevidos, bem como outros tipos de fraudes. O segundo ponto é que a gente utiliza a Prova de Vida como instrumento de gestão ao atualizar os dados cadastrais do segurado. Hoje, se a gente não tiver esse instrumento atualizado, vai acabar perdendo a possibilidade de conversar com as pessoas e enviar informações que achamos necessárias”, explica.

José Roberto esclarece que a Prova de Vida é obrigatória e o sistema só é liberado no mês de aniversário do segurado. “Não adianta as pessoas quererem se antecipar que não vão conseguir fazer a atualização do cadastro”, reforça o diretor.

 Segundo José Roberto, quando a pessoa não consegue, por algum problema, realizar a prova de vida, o SergipePrevidência entra em contato. “Ao final do mês, a gente faz um levantamento das atualizações que não foram feitas e fazemos uma chamada convocando as pessoas para fazerem sua prova de vida. Após a segunda chamada, a gente bloqueia o benefício até que ela regularize a situação”, disse o gestor do instituto, informando que o desbloqueio é automático, após a regularização presencial na sede do órgão.

Aperfeiçoamento

Ainda segundo José Roberto de Lima Andrade, a pandemia possibilitou o aperfeiçoamento do atendimento pelo meio digital. “Tínhamos, antes, só os processos de forma digital, mas a pandemia ampliou essa possibilidade com o atendimento, o que torna mais ágil e cômodo para o segurado”, disse o gestor.

Atendimentos

Em 2023, já foram realizadas, até o momento, mais de 700 atendimentos referentes à Prova de Vida, pelo aplicativo Meu RPPS e pelo atendimento presencial.  A média do mês é de 2400 atendimentos.

“Percebemos que, devido ao público que a gente atende, muitos acabam se esquecendo de fazer a Prova de Vida no mês de aniversário. Temos esse público com essa particularidade, e, também, aqueles que confundem com a prova de vida do INSS, que é outro sistema totalmente diferente do nosso”, ressaltou a gerente de Atendimento do SergipePrevidência, Jéssica Magalhães.

Existe ainda uma parcela de beneficiários que tem dificuldade de usar o meio digital e prefere fazer o atendimento presencial. “Para isso, o Instituto dispõe de uma equipe para fazer o atendimento do segurado, bastando se dirigir ao instituto ou fazer o agendamento prévio”, comentou.

A gerente disse ainda que, para os casos específicos referentes a acamados, hospitalizados, tutelados, curatelados e residentes em outro estado ou país, a equipe está acessível para prestar o atendimento e esclarecer dúvidas. “Se for preciso, temos uma equipe que se desloca até o local onde a pessoa está ou fazemos vídeo-chamada para comprovar se o segurado está vivo, caso seja necessário”, declarou.

Informações

Para mais informações nos canais de atendimento : site (sergipeprevidencia.se.gov.br), Portal do Segurado (acesso via site), Aplicativo Meu RPPS, e-mail ([email protected]), e central telefônica e whatsapp (79 3198-0800).

Publicidade
Publicidade