PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Serviço Militar: subtenente Carvalho reforça chamada aos jovens lagartenses

tirode guerra

“Jovem, ao completar 18 anos procure a Junta Militar do seu município”!

Essa chamada clássica foi ouvida ou lida pelos garotos de Lagarto e região, nascidos no ano de 1999, que efetuaram suas inscrições e que, no próximo dia 19 de fevereiro, estarão se apresentando no Tiro de Guerra 06/015, para avaliação final da 3ª fase de Seleção Complementar para aptidão ao Serviço Militar obrigatório, conforme o prescrito no artigo 143 da Constituição Federal.


Recém-chegado ao município, o novo chefe de instrução do TG, o subtenente Carvalho, em entrevista concedida ao jornalismo da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Lagarto, explica a importância e os riscos para os jovens que não se apresentarem na aludida data.

Secom: Quantos jovens são esperados para a avaliação?

Subtenente Carvalho: De acordo com nossos dados estaremos recebendo no próximo dia 19 de fevereiro um número de 100 (cem) jovens. Cinquenta serão incorporados e os cinquenta restantes dispensados, seja por excesso de contingente ou problemas sociais que impeçam sua incorporação no Serviço Militar.

Secom: Quais são os procedimentos aplicados para a incorporação?

S Ten Carvalho: Durante toda uma semana serão realizadas entrevistas para conhecimento da vida pessoal de cada jovem. Cada um é submetido a uma inspeção de Saúde. Eles também assistirão a vídeos educativos que desmistificam e explicam a importância da vida na caserna.

Secom: Dentre os fatores de dispensa o senhor poderia elencar aqui os mais comuns:

S Ten Carvalho: sem dúvida. O que é essencial para o atirador é obviamente a condição física e moral: Além do fator ‘portador de deficiência física ou motora’, se ele foi vítima de um acidente ou uma enfermidade de longa duração ocorrida entre as seleções geral e complementar, que compreendeu os meses de julho de 2017 a fevereiro de 2018, que impeçam qualquer tipo de atividade física, ele terá que comprovar ao nosso médico e será naturalmente dispensado.

Outro fator que, pode contraindicar um cidadão a prestar o serviço é o caso do ‘arrimo de família’, ou seja, já é pai ou sustenta uma família, precisa trabalhar para esta finalidade.

Secom: O que acontece com o jovem que se inscreve, é convocado para a Seleção Complementar, mas não se apresenta na data supracitada?

S Ten Carvalho: Este está com sua situação militar em aberto e passa a ser considerado um insubmisso, porque não compareceu depois de sua designação. Após um prazo, ele deve justificar sua ausência ou, de acordo com o artigo 183 do Código Penal Militar, pode responder por crime de insubmissão.

Secom: No caso de ausência justificada, e se ele realmente deseja cumprir o Serviço Militar?

S Ten Carvalho: Ele, naturalmente, já não tem a opção de servir no ano em curso, podendo tentar se incorporar no ano seguinte. Todavia não mais como um atirador do TG, mas em uma Organização Militar de Corpo de Tropa, formadora de Soldados, no caso de Sergipe, no quartel do 28 BC.

Secom: E aquele garoto que não se inscreveu, ou seja, ignorou a obrigatoriedade do Serviço Militar?

S Ten Carvalho: Todo empregador exige do candidato ao cargo uma comprovação de quitação do Serviço Militar, que pode ser o Certificado (carteira) de reservista de 2ª categoria, (para quem serviu no Tiro de Guerra). O Certificado de Isenção ou Dispensa (Para quem foi julgado isento do Serviço Militar). O certificado de reservista de 1ª Categoria (para quem serviu como soldado em Organizações Militares Corpo de Tropa). O certificado de Dispensa de Incorporação (Para quem foi incluído no excesso de contingente). Estes documentos são válidos especialmente como exigência para nomeação em cargos públicos. A não apresentação acarreta inclusive na perda do direito de assumir. Além de ficar impedido de retirar um passaporte, ou matricular-se em Universidades.

Secom: Como podemos definir a importância do Serviço Militar?

S Ten Carvalho: Mais que uma modalidade de Serviço Militar, o Tiro de Guerra tem o papel de contribuir com a formação do caráter e da moral dos nossos jovens, de forma a devolvê-los à sociedade lagartense em condições melhores ao final do ano de instrução.

Secom: Poderia tecer as suas primeiras impressões sobre a estrutura do nosso TG

S Ten Carvalho: O município de Lagarto é privilegiado por contar com um Tiro de Guerra há precisos 72 anos. Encontramos uma boa estrutura, mantida tanto com a ajuda do Poder Público, ou seja, da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores, além do apoio da Inciativa privada ou de instituições que promovem parcerias.

Neste momento acabamos de fechar uma parceria com o professor Cristiano da ABME (Associação Brasileira de Modalidades Esportivas) que gostaria de utilizar tanto o Ginásio quanto a pista de atletismo.

Outras parcerias que serão não só mantidas quanto fortalecidas como: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que é desenvolvido diariamente em nossas salas pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho; aos sábados com o Grupo de Escoteiros Silvio Romero e com o Centro Lagartense de Equoterapia.

Secom: Algum projeto preliminar para melhoria da estrutura do TG?

S Ten Carvalho: Sim. Estaremos enviando a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas – Semdurb, o projeto para iluminação do nosso Ginásio de Esportes que vai possibilitar realização de eventos noturnos. Pintura dos alambrados, traves e das tabelas de basquete desta praça esportiva; assim como a revitalização da iluminação da nossa pista de atletismo o que também vai melhorar a visibilidade como forma de segurança do complexo.

Secom: Deixe uma mensagem final a sociedade lagartensem

S Ten Carvalho: Agradeço as boas vindas, especialmente do excelentíssimo prefeito municipal Valmir Monteiro, e demais autoridades que prestigiaram a transmissão de cargo. Estamos apenas iniciando nosso trabalho, mas já reafirmando o compromisso de contribuir com a sociedade lagartense tanto na sua constituição formal de atiradores, quanto no desenvolvimento social, especialmente do bairro em que nos encontramos, que é o Ademar de Carvalho e região. Permanecemos de portas abertas a todas as pessoas que quiserem conhecer o nosso trabalho e tirar aquela imagem, que talvez ainda persista, de um exército fechado.

Reforçamos a chamada principal para a fase final do processo de alistamento, que ocorre no próximo dia 19 de fevereiro, às 7h, na sede desta Instituição Militar, e aproveitamos este veículo de comunicação para convidar a todos, para prestigiarem a Solenidade de Incorporação que deverá ocorrer no dia 10 de março de 2018.

Fonte: Ascom

 

Publicidade
Publicidade