PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

SES alinha adesão de projeto dedicado a diminuir superlotação de prontos socorros

reuniao-sirio

Com objetivo de alinhar a adesão formal no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) do Projeto Lean, capitaneado pelo Hospital Sírio Libanês,  dedicado a diminuir a superlotação dos prontos socorros,  a superintendente executiva da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Adriana Menezes,  reuniu-se na última terça-feira,12, com o superintendente interino do Huse, Wagner Andrade;  o diretor de Atenção Integral à Saúde (Dais), João Lima Júnior e com o médico consultor do Hospital Sírio libanês, Gutemberg Lavoisier.

Projeto já passou por 97 hospitais de 23 Estados do Brasil.

O projeto é uma iniciativa do  Ministério da Saúde (MS), desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS), executado em parceria com o Hospital Sírio Libanês, que já passou por 97 hospitais de 23 Estados do Brasil. No Huse,  serão seis meses de intervenção mais 12 meses de monitoramento.

De acordo com o superintendente interino do hospital, Wagner Andrade, os técnicos do Sírio Libanês já iniciaram os trabalhos sondando como funciona o hospital, o número total de  pacientes, pacientes no corredor , taxa de  rotatividade de pacientes no pronto socorro, ou seja, entendendo todo o fluxo interno.

“A iniciativa só vem  somar no trabalho da Secretaria de Estado da Saúde no combate  a superlotação dos prontos socorros. Uma equipe nossa de oito colaboradores  foi a São Paulo e passou por treinamento. Agora está vindo a equipe do sírio para coleta de dados que será realizada  a cada 15 dias”, disse.

Na reunião foram dialogados todos os passos do projeto, conta o consultor do Sírio Libanês Gutemberg. “Esse alinhamento foi essencial para o projeto. Primeiro, como em uma casa precisamos  montar o alicerce, esse alinhamento é o alicerce do projeto que vai ter um resultado muito bom . Nós do Sírio estamos muito felizes com a acolhida”, destaca.

João Lima salienta que houve um processo para aceitação da execução do Lean. “A Secretaria Estadual de Saúde somente permitiu a execução do Projeto, quando  conseguiu envolver a gestão do HUSE em liderar o projeto na unidade, juntamente com sua equipe gerencial. O Lean traz ferramentas e instrumentos para que a gestão do HUSE possa instituir e aplicar na sua rotina, visando a melhoria de seus processos na Urgência,  e com isso reduzindo a sua superlotação. O Secretário solicitou que a Diretoria de Atenção Integral à Saúde, através da Coordenação Estadual Hospitalar e Pré Hospitalar acompanhe a gestão do HUSE, para que tenhamos o êxito no desenvolvimento e alcance do objetivo do Projeto”, explica.

Publicidade
Publicidade