PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

SES chama a atenção para o alto índice de óbitos por acidentes de trânsito em Sergipe

grande-transito-smtt_090316

Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de óbitos e de pessoas que sofrem sequelas por acidentes de trânsito, esse é o objetivo maior do Maio Amarelo, campanha que ocorre anualmente para levar a população a refletir durante um mês inteiro sobre segurança no trânsito. Este ano, o tema central do movimento é “Juntos salvamos vida”, conforme informou a referência técnica de Vigilância e Prevenção de Violência e Acidentes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Karla Anacleto.

Os números atestam a importância da prevenção. As mortes por causas externas, quesito no qual estão inseridos os acidentes de trânsito, ocupam a terceira posição no ranking de mortalidade do estado. Em 2021, ocorreram 390 óbitos por acidentes de trânsito em Sergipe. Foram 338 mortes de pessoas do sexo masculino, o equivalente a 87% do total, outros 13%, o equivalente a 52 mortes, envolveram mulheres.

A categoria que mais morre são os motociclistas. Dos 390 óbitos registrados em 2021, eles somaram 238 mortes. Na sequência, os condutores de automóveis, com 65; pedestres, com 44 e em escala menor, os ciclistas, com 21 óbitos, e pessoas em outros tipos de veículos, com 22 óbitos, segundo dados da área de Vigilância e Prevenção de Violência e Acidentes da Secretaria de Estado da Saúde.

O Maio Amarelo aposta na conscientização dos condutores de veículos para reduzir a violência no trânsito e, com base nisso, a Secretaria de Estado da Saúde realizará algumas ações educativas durante a campanha. Serão duas Blitz, nos dias 18 de maio e oito de junho, em Itabaiana e Estância, respectivamente, que visam sensibilizar os usuários do trânsito sobre a importância do cumprimento das leis do trânsito e adoção de condutas responsáveis. No município serrano, apenas os motociclistas serão abordados.

Em Estância, um dos polos dos festejos juninos do estado, o público alvo será toda a população, segundo Karla Anacleto, informando que em ambas as blitz a SES terá o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), bem como de órgãos municipais como Superintendência de Trânsito (SMTT), Guarda Municipal e Secretaria de Saúde.

“Durante este mês de maio iremos promover ações educativas com ênfase na saúde, na melhoria da qualidade de vida e da mobilidade urbana, através da conscientização sobre as leis de trânsito”, enfatizou a referência técnica, acrescentando que um passeio ciclístico em Aracaju está programado para a manhã do dia 29 de maio, com participação aberta aos ciclistas da capital e do interior de Sergipe.

Fonte: Governo de Sergipe
Publicidade
Publicidade