PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

SES confirma casos de sarampo em Lagarto e Simão Dias

Sarampo

Segundo o novo Informe Epidemiológico do Sarampo, edição de maio, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta terça-feira, 19, foram notificados 15 casos suspeitos da doença no estado. Desse total, oito foram confirmados, quatro estão em investigação e três foram descartados.

Os dados são correspondes ao período de 29 de dezembro de 2019 a 02 de maio de 2020, e mostram que dentre os casos notificados, 13 são de pacientes residentes em Sergipe, um de Paripiranga (BA) e outro de São Paulo.

Do total de casos confirmados, seis são do município de Simão Dias, um de Lagarto e o oitavo se trata do paciente baiano. Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Sheyla Maria Teixeira Lima, não houve registro de mortes por sarampo em Sergipe. 

Como medidas de controle da doença, a coordenadora recomenda aos municípios que mantenham-se alertas para a detecção precoce dos casos e resposta rápida; notificação dos casos suspeitos às secretaria municipal e estadual de Saúde em até 24 horas; que coloquem em prática o procedimento de coleta de espécimes clínicos (soro , swab urina, por exemplo) no momento da notificação; manutenções elevadas e homogêneas das coberturas vacinais; realização de bloqueio vacinal seletivo oportuno em até 72 horas em todos os contatos do caso suspeito ou confirmado.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e de grande poder de contágio, podendo evoluir com complicações e óbitos, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema (manchas na pele) até quatro dias depois.

Com informações da SES

Publicidade
Publicidade