PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

SES lança campanha sobre Profilaxia Pré e Pós Exposição sexual

teste-rapido32-300x199

Você conhece a Profilaxia Pré e Pós Exposição sexual? São métodos com medicamentos, utilizados como alternativa de proteção contra o HIV, por pessoas que, ou tiveram contato com o vírus da Aids ou são públicos prioritários. 

Para estabelecer o diálogo com a população, objetivando o entendimento das pessoas sobre os métodos, o Programa IST/ Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou na última terça-feira, 14, uma campanha com intuito de explicar detalhadamente tudo sobre as Profilaxias.

Vamos começar  a massificar a campanha e orientar as pessoas sobre o conhecimento da PrEP E PEP”, disse o gerente do Programa IST/Aids.

Sendo a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), a utilização de medicamentos em pessoas depois de terem tido um possível contato com o vírus HIV, geralmente  é procurada em  situação de violência sexual; relação sexual desprotegida, ou quando há rompimento da camisinha, acidente com instrumentos perfurocortantes e em contato direto com material biológico.

Já  a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), é o uso preventivo de medicamento antes  da exposição ao vírus do HIV, reduzindo a probabilidade da pessoa se infectar com vírus. A PrEP, deve ser utilizada se você acha que pode ter alto risco para adquirir o HIV, por ter relações sexuais  contes sem camisinha.

O gerente do Programa IST/ Aids, Almir Santana, ressaltou a importância de ver a camisinha como a prevenção fundamental na prática sexual, embora, também acha importante que a sociedade entenda o que é, e onde procurar a PrEP e PEP. “É importante destacar que  os métodos não serve como substituta à camisinha. Vamos começar  a massificar a campanha e orientar as pessoas sobre o conhecimento da PrEP E PEP”, disse o médico.

Ainda de acordo com Santana, a pessoa exposta a relação sexual sem camisinha, tem que seguir algumas orientações. “Para funcionar, a PEP deve ser iniciada logo após a exposição de risco, em no máximo 72 horas, por isso, a pessoa deve procurar imediatamente um serviço de saúde que realize atendimento de PEP, assim que julgar ter estado em uma situação de contato com o HIV.  Há  necessidade  de ser tomada a medicação por 28 dias , e tem 90 % de eficácia.

Onde buscar?

O gerente do Programa IST/ Aids fez um levantamento de locais onde é possível encontrar a PEP no Estado. “Fiz um levantamento com relação à PEP Sexual, e cheguei à seguinte informação, os locais que disponibilizam São: em  Estância,  Hospital Regional Dr. Jessé de Andrade Fontes; Itabaiana- Hospital Dr. Pedro Garcia Moreno Filho; Lagarto – Hospital Universitário de Lagarto; Propriá- Hospital Regional São Vicente de Paula; Simão Dias- UPA 24h Pedro Valadares; Aracaju: Hospital de Pequeno Porte José Franco ( Augusto Franco) e Hospital Nestor Piva (Zona Norte – Maranhão ).

Como conta Almir, em Aracaju é possível buscar a PrEP no Hospital Universitário (HU). “Uma unidade de referência é o HU, a pessoa deve fazer o  cadastro , após exames e avaliação o profissional de saúde vai dizer se  ele tem condições ou não de receber a profilaxia”, explicou.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

Publicidade
Publicidade