PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Simão Dias foi umas das cidades que receberam nota 10 em transparência de acordo com o TCE/SE

marivaldo

Para o conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), a corrupção deve ser combatida com transparência nas ações do poder público e incentivo ao controle social. Com essa perspectiva, a Corte de Contas tem empreendido uma série de ações de fomento e controle da transparência junto às prefeituras e câmaras municipais, cujo resultado final foi apresentado pelo conselheiro na manhã desta quinta-feira, 7, no auditório do órgão, em meio ao Seminário “Todos Contra a Corrupção”.

Os dados disponibilizados retratam a avaliação feita pela Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), entre os dias 01/10 e 28/11, junto aos portais das Prefeituras e Câmaras. Segundo o levantamento, que segue a diretriz da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), obtiveram a nota máxima (10) apenas as prefeituras de Frei Paulo, Rosário do Catete, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande e Simão Dias, além da Câmara Municipal de Pinhão.

Como forma de reconhecimento, o presidente do Tribunal entregou aos seus gestores uma placa em alusão ao feito. “Após iniciarmos esse trabalho verificamos um aumento significativo na média geral de transparência dos municípios, o que demonstra claramente o sucesso das ações desenvolvidas pelo TCE para melhoria do nível de transparência na administração pública”, comentou Clóvis Barbosa.

Entre os agraciados com a placa após ver o município que  administra obter a nota 10 na avaliação estava o prefeito de Frei Paulo, Anderson Menezes. “É importante esse trabalho para que as pessoas saibam todos os atos dos seus municípios, onde está sendo aplicado os recursos; quero parabenizar o Tribunal por essa ação que vem colocando a Lei da Transparência para funcionar, dando conhecimento a todos”, comentou o prefeito.

Já o único gestor do Legislativo agraciado foi o presidente da Câmara de Pinhão, Wanderson do Nascimento, que também enalteceu a iniciativa do Tribunal. “Estou muito orgulho por ser a  única Câmara a receber a nota 10; é a sensação de dever cumprido; estávamos com a nota 3,7, mas criamos um grupo de trabalho para chegar a esse resultado e tivemos uma orientação do Tribunal também”, observou o vereador.

Os números apresentados pelo conselheiro-presidente apontam uma média geral de 8,8 na transparência das prefeituras sergipanas. Ao todo, 53 alcançaram o nível excelente de transparência, enquanto 21 prefeituras estão no nível satisfatório e apenas uma prefeitura não atende o mínimo de 50% dos itens da métrica Enccla.

Entre as Câmaras, a média geral de transparência foi de 6,91, com 33 delas alcançando o nível de excelência, 38 o nível satisfatório, três no insatisfatório e apenas uma manteve o nível de transparência inexistente.

Fonte: Ascom TCE

Publicidade
Publicidade