PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Simão Dias tem índice elevado de risco de infestação pelo Aedes aegypti

Mosquitos de Aedes aegypti são vistos no laboratório da Oxitec em Campinas

Com a chegada do verão, é necessário tomar alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), realizado neste mês de novembro, revela que três municípios sergipanos apresentam índice elevado de infestação para o mosquito da dengue, zika e chikungunya. O estudo também mostra que 40 municípios estão em situação de média infestação e que outros 31 listam satisfatoriamente no levantamento. O LIRAa mede a presença do vetor nas localidades pesquisadas, utilizando uma escala como medida de avaliação e monitoramento. O índice satisfatório vai de 0 a 0,9; o de média infestação de 1,0 a 3,9 e o de alto risco acima de 4,0.

Os municípios com alto índice de infestação são Itabaiana (4,1), Nossa Senhora da Glória (4,3) e Simão Dias (5,5). Entre os municípios em condição satisfatória para o Aedes estão Amparo de São Francisco, Canhoba, Canindé de São Francisco, Cristinápolis, Ilha das Flores, Pirambu entre outros. Já o município de Siriri não realizou o LIRAa no  período pactuado com o estado.

Segundo a gerente de Endemias da SES, Sidney Sá, o levantamento é importante para monitorar a presença do vetor no território sergipano. “O LIRAa é feito bimestralmente e realizado pelos agentes de endemias dos municípios. É importante salientar aos gestores que, apesar de apenas três municípios apresentarem alto risco, é necessário que continuem observando a situação desses casos nos territórios que apresentaram baixo e médio risco de infestação”, observou a gerente.

Quanto ao número de casos, foram confirmados, até o mês de novembro, 2.579 casos de dengue, 1.436 casos de chikungunya e 202 de zika. Para o controle do mosquito, é fundamental que a população fique atenta e adote medidas preventivas como retirar o lixo acumulado nos quintais da residência, observar os reservatórios de água e limpar as calhas dos telhados. Esses são cuidados básicos, mas necessários para controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Fonte: Governo de SE

Publicidade
Publicidade