PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Tarifa branca: Veja como ter redução na conta de energia elétrica

energia negociacao-foto-energisa-19112019

A chamada tarifa branca passou a ser oferecida para todos os consumidores de energia elétrica do país desde o último dia 1º de janeiro de 2020. Com isso, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os consumidores de baixa tensão, como residências e pequenas indústrias ou comércios, poderão obter uma redução no valor da conta.

No entanto, para obter a redução, o consumidor deve transferir o seu consumo para os horários de menor uso de energia elétrica (manhã, início da tarde e madrugada, por exemplo). “Com a tarifa branca, o consumidor passa a ter a possibilidade de pagar valores diferentes em função da hora e do dia da semana em que consome a energia elétrica”, completou a Aneel.

Tarifa branca pode encarecer a conta caso o consumidor não se adeque aos horários de menor demanda energética (Foto: Energisa)

Em Sergipe, os interessados em aderirem a tarifa branca devem se dirigir até uma agência da Energisa e solicitar a migração da cobrança convencional para o novo modelo e assinar um termo de adesão. A partir dai, será necessária a instalação de um novo medidor, aprovado pelo Inmetro, que registre o consumo de acordo com os horários em que a energia elétrica é utilizada.

“Quanto mais o consumidor deslocar seu consumo para o período fora de ponta, maiores são os benefícios desta modalidade. Todavia, a tarifa branca não é recomendada se o consumo for maior nos períodos de ponta e intermediário e não houver possibilidade de transferência do uso dessa energia elétrica para o período fora de ponta. Nessas situações, o valor da fatura pode subir. Por isso, é bom ter atenção ao solicitar a mudança”, observou a Aneel.

Cabe destacar que a tarifa branca não é oferecida para os consumidores classificados como de baixa renda e outros beneficiários de descontos previstos em lei. Além disso, uma vez alterado da tarifa convencional para a branca, o consumidor pode retornar para a convencional caso não tenha percebido uma redução nos preços. A Energisa terão 30 dias para reverter a mudança.

Leia também: Bandeira amarela permanecerá nas contas de energia em janeiro de 2020

Publicidade
Publicidade