PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

TCE fiscalizará a aplicação dos recursos federais recebidos pelas prefeituras

Neste primeiro momento, o TCE/SE emitirá alertas aos gestores
A aplicação dos recursos destinados pela União ao Governo de Sergipe e as prefeituras municipais, a título de auxílio financeiro, para o enfrentamento a covid-19, deverão ser fiscalizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). A medida foi anunciada pelo órgão na última quarta-feira, 10, e atende a uma nota técnica emitida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
“O que temos vivenciado com esta pandemia é um cenário adverso, com consequências que recaem sobre as contas públicas e afetam a atuação do sistema tribunais de contas, de forma que o trabalho de fiscalização e controle que já fazemos habitualmente terá esse incremento e certamente iremos corresponder”, comentou o conselheiro Luiz Augusto Ribeiro, presidente do TCE/SE.
De acordo com a nota da Atricon, o controle externo dessas verbas auxiliares será exercido segundo a mesma regra de competência aplicável aos demais recursos transferidos pela União por expressa disposição constitucional ou legal. “Quando o recurso ingressa, em caráter definitivo, nos cofres das esferas de governo, nasce a competência dos respectivos Tribunais de Contas”, diz o texto assinado pelo presidente da Atricon, conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira (TCE/PB).
Cabe destacar que, devido a pandemia, alguns municípios a exemplo de Lagarto receberão um auxílio financeiro milionário. Por aqui, o montante ultrapassa os R$ 10 milhões, sendo que a primeira parcela já foi paga na última terça-feira, 09. Com esse recurso, a ideia do Governo Federal é amenizar os impactos financeiros causados pela pandemia, a qual foi responsável pela redução expressiva das atividades econômicas e, consequentemente, das receitas dos Estados e Municípios.
Publicidade
Publicidade