PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Temer e Bolsonaro participam de lançamento de submarino em Itaguaí (RJ)

submarino-riachuelo

O presidente Michel Temer e o presidente eleito Jair Bolsonaro participaram na manhã desta sexta-feira (14) da cerimônia de lançamento do submarino Riachuelo, no Complexo Naval de Itaguaí, litoral sul do Rio de Janeiro.

De acordo com a Marinha, o submarino tem autonomia de mais de 70 dias e será usado no patrulhamento do litoral brasileiro, também chamado de Amazônia Azul. O submarino será lançado ao mar nesta sexta.

A primeira-dama, Marcela Temer, batizou o submarino quebrando uma garrafa champagne contra seu casco. “Que Deus abençoe este submarino e todos os marinheiros que aqui navegarem”, disse a primeira-dama.

Também participaram da cerimônia, o almirante de esquadra, Eduardo Bacellar, comandante da Marinha, os ministros Moreira Franco (Minas e Energia); general Joaquim Silva e Luna (Defesa); Raul Jungmann(Segurança Pública) e o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella.

“O batismo inaugura uma nova fase de preparação. Ao longo dos próximos meses, serão realizados testes de porto e de cais, e em breve o Riachuelo será um novo instrumento em uso do mar e estratégias nacionais de defesa”, disse o comandante da Marinha.

Riachuelo

O nome do submarino é alusivo à Batalha Naval do Riachuelo, na Guerra do Paraguai, onde a Marinha atuou. O confronto ocorreu às margens do Riachuelo, um afluente do rio Paraguai.

O submarino faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), em andamento desde 2008. De acordo com a Marinha, já foram investidos R$ 17,4 bilhões no programa – a previsão é que até 2029 sejam aplicados R$ 35 bilhões.

O Riachuelo é o primeiro de uma série de quatro submarinos convencionais e um nuclear que estão sendo construídos pela Marinha. Os submarinos convencionais brasileiros já começaram a ser construídos e ficarão prontos até o final de 2022, segundo a Marinha.

Publicidade
Publicidade