PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Tiro de Guerra comemora 74 anos e sanção do Bolsa Atirador

DSCF1750

A cerimônia ocorrida na manhã desta segunda-feira (4) na sede da Prefeitura Municipal de Lagarto foi marcada pela comemoração dos 74 anos do Tiro de Guerra e pela sanção do Programa Bolsa Atirador que concede uma bolsa-auxílio de R$ 300,00 aos jovens atiradores. 

Prefeita sanciona lei que é inédita na região Nordeste.

Com a assinatura da prefeita Hilda Ribeiro, a partir de 2020, os jovens que prestarem o serviço militar obrigatório em Lagarto terão um auxílio para adquirir itens básicos para a ação, tais como: aquisição de prestobarbas, graxas para coturnos e sapatos, além de outros utensílios utilizados pelos jovens durante o serviço militar.

O fundador da Academia Lagartense de Letras, Rusel Barroso, abriu os pronunciamentos  relembrando o histórico do TG de Lagarto e sua contribuição em campanhas de combate a dengue, doação de sangue, apoio a práticas esportivas e a projetos filantrópicos do Rotary Club, entre outros. 

Em seguida, o Tenente Wanderley Carvalho afirmou que a lei não é uma conquista apenas dele ou da prefeita, mas da sociedade lagartense. Em um gesto de reconhecimento, o Chefe de Instrução do TG agradeceu aos instrutores que o antecederam. 

Tenente Carvalho destaca importância do Bolsa Atirador.

“A Bolsa Atirador é muito mais do que uma remuneração, vai muito além disso. Não é o valor pecuniário que está em jogo, mas sim a valorização do poder público com o cidadão lagartense que está  prestando serviço militar obrigatório”, disse Carvalho. 

O Tenente também agradeceu a Câmara de Vereadores, representada pelo seu presidente, Eduardo de João Maratá, pelo que considerou um “ato de cidadania” e ressaltou que o coro de aprovação do projeto foi unânime, e que os vereadores deixaram de lado as diferenças ideológicas em nome de um projeto de interesse público. 

A prefeita parabenizou o Tiro de Guerra pelo seu 74° aniversário e destacou que o Programa Bolsa atirador é inédito tanto em Lagarto quanto na região. “É uma honra para mim, uma alegria poder falar isso para vocês. Mais um ato importante para Lagarto. Esse programa é o primeiro do Nordeste e sai daqui do nosso município”, afirmou. 

Criação do TG no município completa 74 anos.

Como forma de homenagear os jovens atiradores do TG e a instituição pelo seu aniversário, a Prefeitura entregou um bolo e todos cantaram os parabéns pelos 74 anos de sua criação no município. 

Programa Bolsa Atirador

O Tenente Wanderley Carvalho explica que o projeto visa estimular a prestação do serviço militar obrigatório. “O jovem com 18 anos se alista e se ele cai para servir em em uma modalidade do Tiro de Guerra, a legislação não prevê uma remuneração. Então, essa ajuda de custo não é uma remuneração, mas um incentivo para os atiradores custearem algumas despesas básicas”, disse. 

Carvalho destaca ainda que o projeto que foi sancionado em Lagarto pode estimular outros municípios do Nordeste, “porque a prefeitura de Lagarto reuniu condições de custear, apesar das dificuldades do poder público que conhecemos, o que pode funcionar como uma mola propulsora e de repente estimular e incentivar que outras prefeituras adotem essa mesma prática de valorização do serviço militar obrigatório”.

Publicidade
Publicidade