PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Tobias Barreto: Falso cirurgião-dentista é flagrado no exercício ilegal da profissão

O trabalho era realizado em ambiente insalubre e inadequado para o exercício da odontologia

Na última terça-feira, 28, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) esteve em Tobias Barreto e flagrou mais um caso de exercício ilegal da profissão. Desta vez, o auxiliar de saúde bucal (ASB) Tancredo Wanderley de Carvalho Filho foi pego atendendo  pacientes ilegalmente, se passando por cirurgião-dentista, sem possuir formação nem registro profissional.

O trabalho era realizado em ambiente insalubre e inadequado para o exercício da odontologia

De acordo com o fiscal CRO-SE, José Genaldo Júnior, os atendimentos eram feitos de forma insalubre, sem higiene e colocando em risco a saúde da população. Uma vez que o espaço não era dotado da higiene necessária para a prática odontológica. “Também constatamos que ele divulgava, nas redes sociais, atividades de cirurgião-dentista e serviços de prótese dentária, pelos quais oferecia orçamento grátis”, acrescentou.

O CRO-SE ainda informou que, ao ser pego no exercício ilegal da profissão, na presença de cadeira odontológica e materiais, Wanderley foi encaminhado para a delegacia para prestar esclarecimentos. Lá, acompanhado de dois advogados, ele foi ouvido pela Polícia Civil, assinou termo circunstanciado e foi proibido de exercer a atividade. Sem contar que ele ainda foi liberado e responderá criminalmente pelos seus atos.

O caso foi parar na Delegacia Regional de Tobias Barreto

“O CRO-SE segue acompanhando e encaminhará o caso também à Vigilância Sanitária, sugerindo a interdição do local, além de mover processo ético contra o denunciado, que é inscrito apenas como auxiliar em saúde bucal. O Conselho tomou conhecimento do caso a partir de denúncia recebida. O presidente Anderson Lessa Siqueira lembra que exercício ilegal é crime e reforça a importância de a população seguir enviando denúncias para o whatsapp (79) 99937-2059”, disse o Conselho.

Com o registro do caso na delegacia, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) divulgou uma nota informando que o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Cabe destacar que, de acordo com a Lei 5.081/66, a Odontologia somente pode ser praticada por cirurgião-dentista habilitado, que possua diploma de graduação e registro no órgão de fiscalização (CRO). E segundo o artigo 282 do Código Penal, a punição prevista para o exercício ilegal da Odontologia é de detenção de seis meses a dois anos, podendo ser cumulada à penalidade de multa.

 

Publicidade
Publicidade