PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Trabalho e estudo em casa exigem atenção para evitar lesões

ma-postura-gordura-600x400-216a80e0

Desde o dia 18 de março, em decorrência da pandemia de covid-19, muitos cidadãos Brasil afora tiveram suas rotinas transformadas. Tanto é que muitos passaram a trabalhar e estudar em casa, local onde alguns descuidos geralmente acontecem e que podem causar lesões pelo corpo.

Segundo Danieli Moreira, fisioterapeuta do IFS, um dos descuidos mais comuns é o ergonômico, caracterizado por fatores como postura inadequada, esforço físico, ritmo intensivo, levantamento de peso, repetitividade e postura estática. “Todos esses fatores predispõem a lesões no sistema que compõem os ossos e os músculos, podendo trazer consequências como as doenças relacionadas ao trabalho (DORT), geralmente lesões por esforço repetitivo (LER)”, relata.

Além disso, a fisioterapeuta observou que as principais lesões relacionadas ao teletrabalho (também chamado atualmente de home office) são as cervicalgias (dores no pescoço), lombalgias (dores na coluna lombar), tendinites e bursites (inflamação e dor nos tendões e bursas, respectivamente), causadas pela manutenção de posturas estáticas e mobiliário inadequado.

Como prevenir?

De acordo com Danielli Moreira, a prevenção do risco de tais lesões se baseia em quatro principais atividades:  preparo físico, correção postural, treino de habilidade e pausas compensatórias. Sobre o preparo físico, ela indica a atividade física regular, com duração de uma hora, por cinco vezes na semana, e que envolva alongamento e fortalecimento.

Já a correção postural é a educação postural (perceber quando está errado e buscar a correção), além da adequação do mobiliário de trabalho. Quanto ao treino de habilidade, no caso do teletrabalho e dos estudos em casa, envolve principalmente a capacidade de manutenção da postura sentada e digitação. Por fim, as pausas compensatórias são paradas estratégicas a cada turno com duração média de 15 minutos para alongamentos e adoção de posturas compensatórias.

Artes visuais: Instituto Federal de Sergipe

 

Publicidade
Publicidade