PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

TRE divulga prazo para cidadãos regularizarem situação eleitoral

Cartório de Atendimento ao Eleitor em Lagarto

Em decorrência do ano eleitoral, a população que não em está em dia com as obrigações eleitorais, tem buscado informações a respeito dos procedimentos e prazos para realizarem a regularização.

O Portal Lagartense conversou com a direção do Cartório Eleitoral de Lagarto, que prestou esclarecimentos. O prazo para qualquer tipo de regularização é até 9 de maio. Após essa data, apenas impressão de segunda via, sem quaisquer alterações,  é permitido. 

  • Aqueles eleitores que não conseguiram obter o reconhecimento digital nas eleições anteriores, devem se dirigir ao cartório eleitoral na sua zona de votação em posse de documento de identificação com foto e título eleitoral, para realizar o recadastramento biométrico.
  • Para aqueles que não votaram nas eleições anteriores e não justificaram o voto, também devem comparecer ao cartório, apresentando RG e título do eleitor para o pagamento da multa no valor de R$ 3, 51 por turno eleitoral. O cartório, emitira um boleto que deve ser pago no Banco do Brasil.
  • Em casos de transferência de zona eleitoral (quando vota em uma cidade e quer mudar para outra), o eleitor poderá solicitar a mudança, após 3 meses de habitação na respectiva zona, mediante comprovação de moradia. Basta apresentar no cartório, documento de identificação e comprovante de residência com o próprio nome ou com nome de familiar, entretanto com apresentação de documento que comprove o grau de parentesco.

É importante que o eleitor não espere o final do prazo para realizar a regularização. A direção relatou que em anos anteriores, a população compareceu apenas nos últimos dias, o que ocasionou tumulto, confusão e infelizmente não houve tempo suficiente para realizar o procedimento com todos. Em média, 400 pessoas acabaram ficando sem poder efetuar a regularização e consequentemente sem votar. A orientação é que não se deve deixar pra última hora. 

 

Publicidade
Publicidade