PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

TSE confirma a cassação do mandato da deputada estadual Diná Almeida

6612f7ea0396340c

Na sessão da última terça-feira, 21, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) que cassou o mandato da deputada estadual Maria Valdiná Almeida (Podemos), de Tobias Barreto, por abusos de poder econômico e político nas eleições de 2018.

A confirmação ocorreu após o Plenário considerar que a então candidata a deputada estadual e seu marido, o então prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida, utilizaram a máquina municipal em favor da candidatura de Diná Almeida. Os ministros constataram, ainda, que a candidata teria recebido doações de fontes não identificadas, o que também teria afetado a igualdade na disputa eleitoral.

Em relação ao uso da máquina municipal, Diná Almeida foi condenada por vincular a cor e o slogan de campanha à cor azul e as ações administrativas da Prefeitura de Tobias Barreto, num movimento conhecido na localidade como “Onda Azul”. Além disso, o TSE entendeu que a Prefeitura teria prometido agilizar a distribuição de casas populares para a população mais carente, por meio do programa “Minha Casa Minha Vida”, o que teria angariado apoio à candidatura da esposa do prefeito.

Diante disso, o TSE confirmou a cassação da deputada Diná Almeida ao determinar a anulação dos votos recebidos por ela e a retotalização da votação proporcional para o cargo, com o imediato cumprimento da decisão pela Corte Regional, independentemente da publicação do acórdão. O Tribunal ainda manteve a inelegibilidade dela e do marido por oito anos, a partir do pleito de 2018.

Publicidade
Publicidade