PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Tutores devem levar animais para vacinação antirrábica

vacinacaoaju24

Dois dos animais mais presentes nos lares brasileiros, cães e gatos devem ser levados por seus tutores para receberem, regularmente, a vacina antirrábica – que previne a raiva. A campanha deste ano, promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses, prevê imunizar cerca de 64 mil animais da capital.

Na primeira etapa, foram vacinados quase 3.500 bichinhos. Omar Saide levou seu cão a um dos postos, durante a segunda etapa da campanha, realizada no sábado, 23, e reconhece a importância de protegê-lo da doença. “O cão hoje é tratado como filho, vive no ambiente doméstico. A saúde do animal é fundamental, porque melhora a nossa também. A raiva é mortal, e é transmitida de um cachorro para o outro”, diz.

O coordenador do CCZ, Cassiano Fernandez, alerta para os perigos da raiva. “Há uma mudança brusca de comportamento, o animal fica agressivo, e apresenta um quadro de cialorréia, que é uma salivação excessiva. Caso apresente estes sintomas, o tutor deve procurar imediatamente um profissional de saúde. Os sinais são os mesmos em cães e gatos”.

A próxima etapa, que acontece no dia 30 de setembro, a vacinação acontece nos bairros América, Siqueira Campos, Luzia, Ponto Novo, Grageru e Inácio Barbosa. Já no dia 7 de outubro, a campanha vai abranger Suissa, Pereira Lobo, Cirurgia, Santo Antonio, Industrial, Soledade, Japãozinho, Santos Dumont, Bugio, entre outros.

Durante todo o ano, o Centro de Zoonoses está disponível para a vacinação antirrábica.

Por Victor Siqueira do Portal Infonet

Publicidade
Publicidade