PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

UFS: Abertura da Semac no campus Lagarto integra ensino, pesquisa, extensão e cultura

semac_abertura_1

A abertura da Semana Acadêmico-Cultural no campus Lagarto foi marcada pela apresentação cultural de discentes, grupo Parafusos e grupo TALT (Técnica Aplicada Lavínia Teixeira), voltado para a inclusão de pessoas com deficiência através da dança, além da palestra Redes Sociais: Limites e Oportunidades, com Pedro Ramos, responsável pela gestão das mídias digitais da UFS, na manhã desta segunda-feira, 7.

O diretor geral do campus, professor Makson Oliveira, destacou a integração entre o campus e e a cidade de Lagarto. “É fundamental que a comunidade perceba o campus como um espaço múltiplo. Temos aqui, ensino, pesquisa, extensão, arte e cultura. Nossa pesquisa está tão robusta que passamos a contar com o nosso próprio comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, voltado para a produção realizada em Lagarto”, observa.

O diretor do campus, Makson Oliveira, destacou força da pesquisa

O vice-diretor e coordenador da Semac no campus Lagarto, professor André Barreto, acredita que a Semac é a consolidação do tripé ensino-pesquisa-extensão. “É o maior evento que temos na Universidade. Temos a parte cultural, importantíssima para a integração com a comunidade local, o ensino, que está presente nas atividades realizadas pelos Departamentos, a pesquisa, no Encontro de Iniciação Científica, e também na integração entre a pós-graduação e graduação, com a presença do PPGCAS na nossa programação. A extensão fica por conta das atividades voltadas ao público, pois a Semac é feita também para ir além dos muros da Universidade”, pontua.

Vice-diretor André Barreto é coordenador da Semac no campus Lagarto

A palestra apresentada pelo jornalista Pedro Ramos destacou a responsabilidade necessária ao realizar postagens nas redes sociais. “Internet não é uma terra sem lei. Alguns conteúdos postados podem estar diretamente associados a crimes que estão previstos em nossa legislação”, observa.

Com o tema “Ciência, Educação e Inclusão em tempos de crise”, a Semac reflete a preocupação da Universidade com a acessibilidade. Essa preocupação foi percebida também por quem participou diretamente da organização. A discente Milena Reis, do curso de Fisioterapia, integrou a equipe de mestres de cerimônia do evento e aprovou a iniciativa. Ela conta que a felicidade é dupla: pela retomada presencial do evento e pela inclusão; “Foi muito importante para mim porque é uma coisa que complementa a minha formação. Eu também participei da apresentação da Semana de Acolhimento e é muito bom ver as coisas voltando assim. Outro ponto é o de inclusão, o que é bom não somente para os alunos com deficiência, que é o meu caso, mas para todo mundo. Inclusive porque o campus também realiza atendimentos na área de saúde”, observa. O campus Lagarto vai retomar obras de acessibilidade. A ordem de serviço foi assinada na última sexta-feira, 4.

Grupo Parafusos reforçou a programação cultural da Semac

A programação da Semac segue até sexta-feira, 11, em todos os campi da UFS. Em Lagarto, as atividades incluem palestras sobre empreendedorismo e inovação (na quarta-feira), pesquisa oficinas, capacitações nas apresentações de trabalho e palestra. A lista completa das atividades pode ser vista na página do Sigaa, onde também são feitas as inscrições.

Fonte: UFS

Publicidade
Publicidade